São Tomé (Dos enviados especiais) - O Presidente da República, João Lourenço, chegou na manhã deste domingo, a São Tomé e Príncipe, para participar na XIV Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Durante a Cimeira, o Estadista angolano vai passar a presidência rotativa da organização, que tem um período de dois anos, ao homólogo de São Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova.
O programa da reunião prevê uma intervenção do Chefe de Estado angolano, depois do discurso de boas-vindas do anfitrião, Carlos Vila Nova.
No quadro da Cimeira, João Lourenço deverá ser distinguido com o prémio José Aparecido de Oliveira, que homenageia personalidades e instituições que se destacam na defesa, promoção dos princípios e valores da CPLP.
Trata-se de uma distinção instituída em 2011 e de cariz bienal.
A agenda da Cimeira prevê, igualmente, a apresentação das "Prioridade do mandato de São Tomé e Príncipe para o período 2023-2025" e um debate político sobre "Juventude e sustentabilidade na CPLP", este último, tema do mandato de São Tomé e Príncipe.
O conclave deverá debater também a recondução do secretário-executivo da CPLP, Zacarias da Costa.
A Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo é o órgão máximo da CPLP.
Tem como competências definir e orientar a política geral e as estratégias da organização.
Integram a organização, fundada a 17 de Julho de 1996, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. JFS/AL/ADR