Benguela – A Cimeira Multilateral sobre o Corredor do Lobito, que conta com as presenças dos Presidentes João Lourenço (Angola), Joe Biden (EUA), Félix Tshisekedi (RDC), Hakainde Hichilema (Zâmbia) e do Vice-Presidente da Tanzânia, Philip Mpango, iniciou-se há instantes na cidade de Benguela.
Nas terras de "Ombaka", os líderes estão reunidos nas instalações da maior unidade fabril do país, com os olhos postos na aceleração da atracção dos investimentos necessários para o Corredor do Lobito, que poderá interligar os oceanos Atlântico e Índico.
O Corredor do Lobito é uma rota estratégica e de grande importância económica e logística para Angola, países vizinhos e a região da África Austral. Ele conecta o Porto do Lobito, localizado na costa atlântica de Angola, com as regiões interiores do país e os países sem acesso ao mar, como a República Democrática do Congo (RDC) e a Zâmbia.
Este importante corredor serve como uma via essencial para a exportação e importação de mercadorias, particularmente minerais como cobre, cobalto e outros recursos extraídos na RDC e na Zâmbia. Oferece acesso ao mercado global, reduzindo custos logísticos para esses países.
Com investimentos contínuos e parcerias internacionais, o Corredor do Lobito tem o potencial de se tornar um dos principais eixos de transporte e comércio na África, também estimula o crescimento económico das províncias do interior de Angola .
Os Estados Unidos têm investido significativamente no Corredor do Lobito, com um aporte financeiro recente de 1,3 biliões de dólares.
Esse montante foi oficializado em Maio de 2024, como parte de acordos assinados entre os governos dos EUA e de Angola.
O financiamento é destinado a três principais projectos de infra-estrutura relacionados ao corredor, com foco em transporte, energia renovável e conectividade
A província de Benguela acolhe o Porto do Lobito, uma importante infra-estrutura do Corredor do Lobito, dai a escolha do local para o evento.
Nesta região, o Presidente dos EUA, Joe Biden, que se encontra no país desde segunda-feira (2), cumprir o último dia da sua visita de trabalho de três dias a Angola. SC