Nairobi (Da enviada especial) - A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, chegou na tarde deste domingo a Nairobi, Quénia, para representar Angola, de 4 a 6 deste mês, na primeira Cimeira Africana sobre o Clima e na Semana Africana do Clima.
No Aeroporto Internacional Jomo Kenyatta, Esperança da Costa, que está em Nairobi em representação do Chefe de Estado angolano, João Lourenço, foi recebida pelo ministro das Relações Exteriores do Quénia e altos funcionários dos dois países.
A Cimeira Africana sobre o Clima e a Semana Africana do Clima juntam Chefes de Estado e de Governo, da União Africana e do sistema das Nações Unidas, bem como da sociedade civil.
A primeira Cimeira do Clima em África, liderada pelo Presidente do Quénia, William Ruto, com o apoio da UA, vai abordar a crescente exposição às alterações climáticas e os custos associados, a nível global e de África, em particular.
Com a iniciativa, os líderes africanos, mais uma vez, procuram traçar medidas urgentes para mitigar os efeitos das alterações climáticas.
Quanto à Cimeira é uma plataforma para informar, enquadrar e influenciar compromissos, promessas e resultados, conduzindo, em última análise, ao desenvolvimento da Declaração de Nairobi.
Sob o lema, “ Impulsionando o crescimento verde e soluções de financiamento climático para África e o mundo”, o Fórum também vai centrar-se na apresentação de soluções inovadoras de crescimento verde e de financiamento do clima em África e no mundo.
O fórum vai decorrer no Centro Internacional de Convenções Kenyatta, onde já decorrem os trabalhos preparatórios que juntam técnicos de vários países, incluindo de Angola. NE/AL