Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Angola almeja reeleição no Conselho sobre Corrupção da UA

     Política              
  • Luanda • Quarta, 15 Fevereiro de 2023 | 17h29
Sede da União Africana em Addis Ababa
Sede da União Africana em Addis Ababa
Joaquina Bento - ANGOP

Adis Abeba (Dos enviados Especiais) - A República de Angola aposta na reeleição do seu candidato para membro do Conselho Consultivo da União Africana sobre Corrupção, o procurador-geral adjunto da República, Pascoal Joaquim.

De acordo como o representante permanente de Angola junto da União Africana (UA),  embaixador Francisco da Cruz, em declarações hoje à imprensa, na capital etíope, a presença no Conselho Consultivo da UA sobre a corrupção é importante, tendo em conta a sua própria agenda de combate à corrupção.

Notou que Angola pode partilhar aquilo que está a fazer com outros Estados-Membros da UA e, dentro deste esforço comum, atacar a corrupção e os seus efeitos na governação para o desenvolvimento do continente.

"Por isso estamos a fazer o nosso melhor para que o nosso candidato seja reeleito e continue a dar o seu melhor e partilhar a experiência de Angola ao nível deste Conselho Consultivo da UA sobre Corrupção", assinalou.

De acordo com os critérios de representação equitativa do género e da rotação geográfica nos órgãos e instituições da UA, existem duas vagas para a Região Austral, a que Angola pertence, uma para um candidato do sexo feminino e outra para o  masculino.

Concorrem dois candidatos do Botswana (Mophutholodi Molatudi e Érica Ndlovu), um da Zâmbia (Yvonne Diakhate – para reeleição) e um de Angola (Pascoal Joaquim - para reeleição).

Pascoal Joaquim, magistrado há cerca de 44 anos, é membro do Comité de Magistrados do Ministério Público (MP) e do Conselho Superior da Magistratura do MP. Foi eleito, pela primeira vez, a 4 de Fevereiro de 2021 para um mandato de dois anos.

A eleição dos membros do Conselho Consultivo da UA sobre Corrupção baseia-se nas disposições da Convenção da UA sobre Prevenção e Combate à Corrupção, adoptada em Julho de 2003, bem como no regulamento interno do Conselho Executivo.

O Conselho Consultivo da UA sobre a Corrupção tem a tarefa de promover e encorajar os Estados-Partes a adoptar e aplicar medidas contra a corrupção, visando impedir, detectar e erradicar a corrupção e as infracções conexas em África.

É igualmente sua missão apresentar regularmente um relatório ao Conselho Executivo sobre os progressos alcançados em cada Estado-Parte no cumprimento das disposições contidas na Convenção.

Regresso ao CPS

A República de Angola deverá regressar ao Conselho de Paz e Segurança (CPS) da União Africana (UA) em Março de 2024, dentro do princípio da rotatividade da representatividade regional.

O embaixador de Angola na Etiópia, Francisco da Cruz, declarou, em Adis Abeba, que o país está a preparar, com muito cuidado, o seu regresso ao Conselho de Paz e Segurança da UA, onde terá a oportunidade de, pelo menos duas vezes, presidir ao CPS, durante dois meses distintos.

"É uma grande responsabilidade, tendo em conta que complementa as acções levadas a cabo pelo nosso país e servir, de forma clara, no mandato de Campeão da UA para a Paz e Reconciliação que o Presidente da República, João Lourenço, está a exercer", assinalou.

A UA reúne-se anualmente em sessão ordinária em Adis Abeba, na Etiópia, na sede da organização.

A União Africana, que integra 55 países, é dirigida por uma comissão e a sua presidência anual rotativa, exercida pelo Chefe de Estado de um dos Estados-Membros.

A 36ª Cimeira de Chefes de Estados e de Governo da UA, agendada para sábado e domingo, marcará a passagem da actual presidência do Senegal para Comores.   DC/AL/ADR

 

 





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+