Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, deixou Luanda, nesta segunda-feira, com destino à província de Benguela, para uma visita de trabalho de dois dias.
Na Base Aérea Militar de Luanda, João Lourenço recebeu cumprimentos de despedida da Vice-Presidente da República, Esperança Costa, e de membros do Executivo.
Na província de Benguela, o Chefe de Estado testemunhará, na terça-feira, a transferência dos serviços ferroviários e de logística de suporte do Corredor do Lobito para o Consórcio que vai gerir, em regime de concessão, aquela estratégica via de escoamento.
A João Lourenço vão juntar-se os Presidentes Hakainde Hichilema, da Zâmbia, e Félix Tshisekedi, da República Democrática do Congo, convidados à cerimónia.
Os três Chefes de Estado regressam às capitais dos respectivos países no final da tarde de terça-feira.
O corredor do Lobito é formado pelo porto da cidade e pelo Caminho-de-Ferro de Benguela. As duas estruturas estendem-se por mais de 1300 quilómetros.
O percurso é a rota de exportação mais rápida para o cobre, cobalto e outros minérios, para países como a Zâmbia e a República Democrática do Congo.
Para a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), o referido corredor é visto como um importante meio de desenvolvimento da região, com benefícios para Angola e os países vizinhos (RDC e Zâmbia). AL/ADR