Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Eleições2022: Segunda síntese do dia

     Política              
  • Luanda • Sexta, 19 Agosto de 2022 | 00h46
Arte das bandeiras dos partidos políticos em Angola
Arte das bandeiras dos partidos políticos em Angola
Arte de Osvaldo Pedro

Luanda - Actos de massas, formação de delegados de listas e sensibilização dos eleitores para o contínuo comportamento cívico no processo eleitoral preencheram, esta quinta-feira, o 26º dia da campanha para as eleições gerais de 24 deste mês.

MPLA

No acto de massas do MPLA em Benguela, o cabeça-de-lista do partido, João Lourenço, acusou, sem referir  nomes, haver políticos a serem  financiados a partir do exterior para defender uma agenda alheia aos interesses dos angolanos, sendo “uma boca de aluguer” e de “ interesses inconfessos”.

Ainda neste acto político, João Lourenço prometeu a realização, este ano, de um concurso público para o ingresso de 415 profissionais da saúde, caso vença as eleições gerais de 24 do corrente mês.

PHA

Em Malanje, o Partido Humanista de Angola (PHA) apresentou a sociedade civil e à juventude de Malanje o seu manifesto eleitoral e o programa de governo a ser implementado em Angola, caso vença as eleições gerais de 24 deste mês.

Durante o acto de massas, o presidente provincial do PHA em Malanje, Marcos Raimundo José, disse que o partido surgiu para dar dignidade aos cidadãos e promover a contínua consolidação da paz, o reforço da democracia e a preservação da unidade entre os angolanos.

CASA-CE

O candidato a vice-presidente da República pela CASA-CE, Alexandre Sebastião André, prometeu,  em Ondjiva, construir uma universidade na província do Cunene, caso a coligação vença as eleições gerais de 24 do corrente mês.

À sua chegada a cidade de Ondjiva, Alexandre Sebastião disse à imprensa que a coligação vai priorizar, no Cunene, a construção de uma universidade, com vista a reduzir a fuga de jovens para outras regiões, na busca de conhecimentos científicos.

APN

Enquanto isso, o presidente da Aliança Patriótica Nacional (APN), Quintino Moreira, prometeu construir uma linha férrea para ligar as províncias do Uíge e Luanda, para facilita o transporte de minerais, café, madeira, entre outras produções, para a capital do país - Luanda.

Falando num comício na cidade do Uíge, reiterou a intenção do seu partido, caso vença as eleições gerais, de conceder crédito bancário aos camponeses, num valor de 50 milhões de kwanzas cada, para o fomento da produção agrícola.

UNITA

A UNITA promoveu uma campanha de "caça" ao voto no município do Cazenga, em Luanda, com mensagens de apelo à paciência e confiança quanto a um desfecho positivo nas urnas, nas eleições de 24 do corrente mês.

O secretariado provincial do partido continua a disseminar o programa de governação no interior do Cazenga, com apelos ao voto no seu candidato a Presidente da República, Adalberto Costa Júnior.

FNLA

Na cidade de Ndalatando, o primeiro-secretário provincial do Cuanza Norte da FNLA, Mateus Martins Vicente, elogiou a postura dos eleitores durante a pré e a campanha eleitoral, para o pleito de 24 do corrente.

Em balanço da campanha do partido na província, o político afirmou que o povo angolano amadureceu politicamente e está apto para decidir, em consciência, o futuro do país.

PRS

Catorze mil e 400 delegados de lista, afectos ao Partido de Renovação Social (PRS), estão credenciados, em Luanda, pela Comissão Nacional Eleitoral, para fiscalizar o processo eleitoral.

O secretário provincial do PRS, Novais Samungole, adianta que os mesmos estão a beneficiar de formação, de 12 a 20 deste mês, para um melhor desempenho e garantia de lisura do processo de votação.

P-NJANGO

O P-NJANGO foi ao município do Ambriz, província do Bengo, interagir com as entidades religiosas e com a sociedade civil sobre o processo eleitoral.

 Vladimir Botelho, membro do P-NJANGO, afirmou que o país vive um momento de festa, que deve ser respeitado por todos os angolanos.

SOCIEDADE CIVIL

Membros da sociedade civil e corpo diplomático da SADC ressaltaram, em Luanda, a organização e funcionamento do Centro de Escrutínio Nacional.

No final de uma visita às instalações do Centro de Escrutínio, promovida pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE), o antigo bastonário da Ordem dos Advogados de Angola (OAA), Manuel Gonçalves, António Sawanga, presidente da organização Movangola e o embaixador da Zâmbia acreditado em Angola, Lawrence Chalungumana, ficaram convictos de que o sistema está preparado e a CNE igualmente para a realização do pleito.

FIÉIS  

Os fiéis das igrejas Católica, Nova Apostólica e Metodista Unida apelaram na província da Lunda Sul, ao cumprimento do civismo, tolerância política, ética e respeito à diferença nesta fase da festa eleitoral.

O arcebispo da Arquidiocese de Saurimo, província da Lunda Sul, Dom José Manuel Imbamba, pastor reverendo da Igreja Nova Apostólica na Lunda Sul, José Baza e o pastor reverendo da igreja Metodista Unida na Lunda Sul, João Isaac, exortaram os partidos e aos agentes civis, no sentido de transmitirem sentimento de paz e de concórdia no processo eleitoral.





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+