Eleições2022: Segunda síntese do dia

     Política              
  • Luanda • Quarta, 10 Agosto de 2022 | 23h13
Bandeiras de partidos concorrentes para "Eleições de 2022" e o seu posicionamento no boletim de voto
Bandeiras de partidos concorrentes para "Eleições de 2022" e o seu posicionamento no boletim de voto
Domingos Cardoso - ANGOP

Luanda – Actos de massas, com o fim de passar o conteúdo dos manifestos e programas de governo dos sete partidos e uma coligação, marcaram o 17º dia da Campanha Eleitoral para as Eleições Gerais de Angola, no dia 24 deste mês.

PHA

O Partido Humanista de Angola (PHA) aproveitou o 17º dia de campanha para concluir a formação dos seus delegados de lista nas províncias da Lunda Norte e Bengo.

Na Huíla, o partido liderado por Florbela Malaquias, única mulher dos oito concorrentes a Presidente da República, promoveu campanhas de mobilização porta-a-porta nos municípios Caconda, Chipindo e Cuvango.

Já em Benguela, a sua representante, Deise António, apresentou, no Bocoio, as linhas de força do partido, afirmando que vai adoptar uma política de atribuição de subsídios às famílias mais carenciadas. 

P-NJANGO

O candidato a Presidente da República pelo P-NJANGO, Eduardo Chingunji, prometeu, no Cuito (província do Bié), uma gestão transparente da riqueza do país, para que venha a beneficiar a todos.

Dinho Chingunji ambiciona trabalhar para a melhoria da gestão das receitas vindas do petróleo, diamantes, madeira e outros riquezas que o solo de Angola oferece.

UNITA

No tempo de antena da Rádio Nacional de Angola (RNA), o candidato a deputado, Justino Pinto de Andrade, disse que a UNITA propõe-se assegurar aos angolanos, nos próximos cinco anos, um fundo para desempregados.

Segundo o político, é prioridade desta formação, caso vença as eleições e constitua Governo, proteger todo o cidadão em idade activa, que se encontre em situação de desemprego.

O secretário provincial da JURA no Uíge, Simão Teca, exortou a juventude local a pautar pelo civismo e respeito pela diferença no dia da votação (24 de Agosto), para que as eleições gerais decorram num clima de paz e harmonia.

FNLA

O presidente da FNLA, Nimi a Simbi, exonerou o secretário provincial desta formação política no Uíge, Pinto Luvambo, "por motivos de organização interna" das estruturas do partido.

O cargo ocupado por Pinto Luvambo, de 88 anos de idade, durante 17 anos, estará a cargo de uma comissão de gestão, integrada por três membros, até à realização das eleições gerais do dia 24 do corrente mês.

Já na província do Huambo, o partido apresentou  ao eleitorado do município do Londuimbali, o seu programa de governação, para o quinquénio 2022-2027.

Dirigindo-se aos militantes, o secretário da FNLA no Huambo, José Ukuassapi, reafirmou a aposta do seu partido, em caso de vitória nas eleições gerais de 24 deste mês, no fomento da agricultura familiar sustentável, enquanto base para o combate à fome e à pobreza.

CASA-CE

O candidato a Presidente da Republica pela CASA-CE, Manuel Fernandes, orientou um acto de massas na província da Huila, onde prometeu dar maior dignidade ao efectivos das forças de segurança, melhorar o sistema de saúde e lutar por um ensino de qualidade, caso vença as eleições.

APN

O presidente da Aliança Patriótica Nacional, Quintino Moreira, manifestou-se a favor de salários justos para os agentes da Polícia Nacional, “como forma de dignificar esses profissionais, que muito se sacrificam para a estabilidade social”.

Ao discursar no Cuanza Norte, num acto de massas, no quadro da campanha eleitoral, o político prometeu pagar um salário acima dos 90 mil kwanzas, caso ganhe as eleições.

PRS

O cabeça-de-lista do Partido de Renovação Social (PRS), Benedito Daniel, prometeu na vila mineira de Cafunfo, município do Cuango (Lunda Norte), acções de combate a degradação ambiental e progressão de ravinas, sobretudo nas zonas diamantíferas, caso vença as eleições de 24 deste mês.

Num encontro com os eleitores da vila de Cafunfo, no quadro da campanha para as eleições gerais de 24 deste mês, disse que vai trabalhar com as empresas de exploração de diamantes e outros minerais, na elaboração de um programa funcional de preservação do meio ambiente e estancamento de ravinas, provocadas pelas actividades mineiras.

MPLA

O candidato a Presidente da República pelo MPLA, João Lourenço, anunciou a construção de nova centralidade na província de Malanje com 2.500 residências.

Num acto político de massas, realizado no campo do Ferrovia, cidade de Malanje, o líder do MPLA disse que a nova centralidade vai ter dez vezes mais o número de casas da centralidade da Carreira de Tiro, actualmente em construção naquela região.

No seu discurso, João Lourenço prometeu ainda, para os próximos cinco anos, fornecer energia produzida pelas barragens hidroléctricas de Capanda e Laúca, às 18 províncias do país, tendo informado que a mesma energia já está disponível em 10 províncias.

Credenciamento

A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) iniciou, esta quarta-feira, em Luanda, a entrega das credenciais dos delegados de lista às eleições gerais de 24 do corrente mês.

Numa cerimónia simbólica, que teve lugar na sede da CNE, o seu presidente, Manuel Pereira da Silva, entregou as credenciais dos delegados de lista, para o município de Luanda, dos oito concorrentes às eleições.

Material eleitoral

Mais de 68 toneladas de material eleitoral sensível, constituído por urnas, boletins de votos, actas e tinta indelével, para as Eleições Gerais de 24 Agosto próximo, foram entregues, em Luanda, à Comissão Nacional Eleitoral (CNE). 

Segundo o porta-voz da CNE, Lucas Quilundo, este é o último lote de material para as eleições de 24 de Agosto, depois de, nos últimos dois meses, ter recepcionado logística em quatro carregamentos por via marítima e dez por avião.

 





Fotos em destaque

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h04

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h01

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h54

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h50

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h45

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h41

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h37

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h34


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+