Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, regressou esta quarta-feira ao país, proveniente de Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos (EAU), depois de participar na Semana da Sustentabilidade, fórum dedicado ao ambiente.
Acompanhado da Primeira-dama da República, Ana Dias Lourenço, o Chefe de Estado angolano recebeu, no aeroporto, cumprimentos de boas-vindas da Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, de membros do Governo, entre outras entidades.
João Lourenço deixou sábado o país, com destino à capital política dos Emirados Árabes Unidos (EAU), onde desembarcou no domingo.
O Chefe de Estado angolano reuniu-se com o homólogo Mohammed bin Zayed Al Nahyan, tendo analisado o reforço da cooperação bilateral.
No quadro da participação na Semana da Sustentabilidade de Abu Dhabi (ADSW) 2023, o Presidente João Lourenço interveio no painel sobre Energia Limpa em África ao lado do Chefe de Estado da Zâmbia, Hakainde Hichilema.
No painel, João Lourenço reafirmou o compromisso de Angola com o uso de 77 por cento de energias renováveis até 2025. Actualmente o país produz 76 por cento de energia a partir de fontes amigas do ambiente.
Durante o fórum, a organização procedeu à entrega do Prémio Zayed de Sustentabilidade, sendo o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, uma das entidades que entregou a distinção ao vencedor de uma das categorias.
O Prémio Zayed reconhece a excelência dos pioneiros da sustentabilidade no mundo e oferece uma plataforma para impulsionar a transformação nesse segmento.
À margem da ADSW 2023, o Presidente angolano encontrou-se com o Estadista moçambicano, Filipe Nyusi, com quem trocou impressões sobre a situação política naquele país.