Luanda - O Presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, desafiou, esta terça-feira, em Luanda, a juventude angolana e cabo-verdiana a fortalecerem cada vez mais as suas relações de amizade.
Ao discursar numa aula magna dirigida a estudantes universitários, realizada no Arquivo Histórico Nacional de Angola, José Maria Neves considerou essencial que se continue a colocar pedras, para construir novas pontes de relacionamento entre os dois países.
O Estadista cabo-verdiano afirmou que as relações históricas entre Angola e o seu país são fortes, considerando os dois povos “quase primos, tendo em conta os laços de consanguinidade, a língua, a música, a luta pela liberdade e pelo desenvolvimento que ligam os dois Estados”.
Referiu que Angola é um território com enormes potencialidades, para o desenvolvimento do turismo, que gera emprego e contribui para a diversificação da economia.
Por seu turno, o ministro angolano da Cultura, Turismo e Ambiente, Filipe Zau, descreveu José Maria Neves como uma figura de destaque na política cabo-verdiana e no mundo do conhecimento académico.
“José Maria das Neves foi eleito Presidente de Cabo Verde em 2021, na primeira volta. Já foi primeiro-ministro do seu país e honoris causa por universidades cabo-verdiana, americana e brasileira”, salientou.
José Maria Neves encontra-se desde domingo em Luanda, para uma visita de Estado de três dias, a convite do seu homólogo angolano, João Lourenço.