Luanda- O Chefe de Estado, João Lourenço, aceitou, esta segunda-feira, em Luanda, o convite para visitar a República de Cabo Verde, feito pelo seu homólogo, José Maria Neves.
João Lourenço revelou o facto, durante a conferência de imprensa, realizada no final das conversações oficiais entre delegações dos dois países, declarando que “aceito de bom grado realizar esta visita, nas datas que as nossas diplomacias estabelecerem“.
O convite foi formulado durante um encontro entre os dois estadistas, no quadro da visita de Estado do Presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, a Angola, destinada ao reforço das relações de amizade e de cooperação entre os dois países.
A visita a Angola é a primeira de José Maria Neves ao exterior, desde que assumiu a chefia do Estado cabo-verdiano, em Novembro do ano transacto.
Na investidura de José Maria Neves, como quinto Presidente de Cabo Verde, desde a independência do país, a 5 de Julho de 1975, estiveram presentes dignitários de vários países, entre os quais o Presidente angolano, João Lourenço.
José Maria Neves foi eleito com o apoio do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), em Outubro do ano passado, na primeira volta, sucedendo a Jorge Carlos Fonseca.
Angola e Cabo Verde têm fortes laços de cooperação e, entre os acordos assinados destacam-se os de isenção de vistos e nos domínios da educação, defesa, petróleo, diplomacia, agricultura, transportes, finanças e administração.