Lubango – A cidade do Lubango, capital da província da Huíla, acolhe, de 25 a 29 deste mês, a reunião de ministros do emprego e trabalho da Comunidade de Desenvolvimento de Países da África Austral (SADC) e Parceiros Sociais.
De acordo com uma nota de imprensa da organização a que a ANGOP teve acesso esta quarta-feira, no Lubango, a reunião vai passar em revista várias questões relativas ao emprego e ao trabalho, assim como sua importância para a região.
O evento acontece na sala de conferências do Hotel Serra da Chela, no Complexo Turístico e Desportivo da Senhora do Monte, que recebe a cerimónia de abertura oficial e as reuniões, estando em curso a preparação das condições logísticas, de trabalho, equipamento de interpretação, sala médica e serviços de Internet, refere a nota distribuida pelo Governo Provincial da Huíla.
Para além de ministros do trabalho dos Estados-membro e seus parceiros sociais, farão parte do evento delegações nacionais, funcionários do secretariado da organização regional, observadores de organizações internacionais convidados e de funcionários da República de Angola.
Estão ainda agendados programas e encontros entre os membros que tenham programas privados ou tencionem acolher quaisquer encontros reservados durante a reunião, lê-se na nota
A Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral é um bloco regional que tem o objectivo de criar um mercado comum, a médio prazo, seguindo o modelo básico da União Europeia e alguns aspectos do Mercosul. Tem também o propósito de promover esforços para estabelecer a paz e a segurança na região.
A SADC congrega 16 países, designadamente a África do Sul, Angola, Botswana, Comores, República Democrática do Congo, Lesoto, Madagáscar, Malawi, Ilhas Maurícias, Moçambique, Namíbia, Seychelles, eSwatíni, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe, cuja sede está em Gaberone (Botswana).
Angola assume actualmente a presidência rotativa da organização para o periodo 2023-2024.MS