Sumbe - O Presidente da República, João Lourenço, encontra-se na cidade do Sumbe, Cuanza-Sul, para uma jornada de trabalho de dois dias, com realce para a inauguração do Hospital Geral da província.
No aeroporto do Sumbe, o Titular do Poder Executivo, que se faz acompanhar da Primeira- Dama da República, Ana Dias Lourenço, recebeu cumprimentos da governadora do Cuanza-Sul, Mara Quiosa, e de membros do Governo central, que desde domingo se encontram na província.
O novo hospital, do nível III, denominado Raúl Díaz Argüelles, tem capacidade para 200 camas e prevê prestar serviços de pediatria, ginecologia obstetrícia, otorrinolaringologia oftalmologia, cirurgias, ortopedia, cardiologia cuidados intensivos, imagiologia e hemodiálise.
O programa da visita prevê para esta segunda-feira audiências com o ministro da Saúde de Cuba, José Angel, que se encontra em Angola no âmbito da inauguração do hospital do Sumbe e com o proprietário do Grupo Mitrelli, Haim Taribe, empresa que construiu a unidade hospitalar.
Terça-feira, o Presidente orienta uma reunião com o governo provincial e, antes de regressar à capital do país, Luanda, vai constatar as obras das infra-estruturas integradas da cidade do Sumbe e visitar a feira de produtos agrícolas.
O sector da saúde no Cuanza-Sul conta com mais de três mil funcionários e controla 292 unidades de saúde, entre um hospital geral e uma maternidade provincial, bem como 13 hospitais municipais.
A população do Cuanza-Sul é estimada em um milhão 881 mil 873 pessoas, distribuídas em 12 municípios e 36 comunas (censo 2014). AFL/LC/ART