Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

PR inteira-se dos níveis de execução da barragem do Nduê

     Política              
  • Cunene • Domingo, 04 Agosto de 2024 | 11h28
Obras em curso na barragem do Ndue/Cunene
Obras em curso na barragem do Ndue/Cunene
Fabiana Hitalukua-ANGOP

Ondjiva – O Presidente da República, João Lourenço, inteirou-se, neste domingo, do andamento da obra de construção da barragem do Ndue, um dos projectos estruturantes de combate à seca na província do Cunene.

A empreitada, localizada no município do Cuvelai, 250 quilómetros a noroeste da cidade de Ondjiva, apresenta um nível de execução física de 74,5% e financeira de 74,1%.

A ANGOP apurou que, actualmente, os trabalhos se encontram em fase final da galeria de desvio e descarga de superfície, do aterro do corpo da barragem até à altura preconizada, bem como da execução da estrutura da tomada de água e do descarregador das cheias.

O ensaio da reserva de água já foi realizado, através da criação da encerradeira de montante e seguir-se-ão pequenos acabamentos ligados às vias de acesso e teste de verificação da infiltração, para posterior instalação dos equipamentos mecânicos, monitorização da barragem e a parte eléctrica.

O projecto está ser implementado no rio Cuando, bacia do Cuvelai, e prevê uma albufeira de 2000 hectares para armazenar 170 milhões de metros cúbicos de água.

O Ndue é uma barragem de terra com 26 metros de altura e 1500 de comprimento, com uma rede de canais adutores numa extensão de 75 quilómetros até à localidade de Embudo, município do Cuanhama, e mais 15 chimpacas.

Quando for concluído, o projecto, iniciado em Março de 2022, vai beneficiar cerca de 55 mil famílias, que vivem no percurso do canal, e 60 mil animais, com a garantia de emprego directo a um total de 897 pessoas, das quais 772 nacionais e 125 expatriados.

Com o prazo de execução de 30 meses, o projecto custou cerca de 192 milhões de dólares americanos.

Ainda no Cunene, está em construção a barragem de Calucuve,  igualmente localizada na bacia do rio Cuvelai,  a 44% de execução.

Orçado em 177 milhões de dólares com prazo de execução de 20 meses,  o Calucuve é uma barragem de terra, de 19 metros de altura e está associado a uma rede de canais, com uma extensão de 111 quilómetros e mais 44 chimpacas.

Os empreendimentos e mais dois canais completam o conjunto de obras estruturantes de combate à seca, que começou com a transferência de água a partir da região do Cafu, para a área de Ondombodola e Namacunde.

A estes projectos juntam-se outros em curso na margem direita do rio Cunene, designadamente a barragem da Cova do Leão, no município da Cahama, para beneficiar as comunas de Octchijau, Cahama e algumas localidades do município do Curoca.

Consignado em Julho de 2022, o denominado projecto Cunene 8,  contará com um volume útil estimado em 25,2 milhões de metros cúbicos, 17 metros de altura do barramento, quatro metros de largura na crista e 844 metros de comprimento.

Inclui a construção de uma conduta de 98 quilómetros para beneficiar as populações dos municípios da Cahama e Curoca, dos mais afectados pela seca.

O programa Cunene 8  prevê abastecer cerca de 240 mil pessoas e mais de 30 mil cabeças de gado, bem como às 17 mil ligações domiciliares, mais de 250 chafarizes, irrigação de uma área aproximada de 75 hectares e garantir mais de 1.400 empregos directos.

O projecto conta com um financiamento  da GEMCORP, no valor de  284,41 milhões de dólares, que está a ser levado a cabo pelo Gabinete para a Administração das Bacias Hidrográficas do Cunene, Cubango e Cuvelai (GABHIC).

Contempla ainda um conjunto de acções, desde a construção de uma barragem no rio Caculuvale, na localidade da Cova do Leão, na sede municipal da Cahama, a que será associado o sistema de abastecimento de água às comunas da Cahama (Sede) e Ochinjau.

Prevê ainda, a reabilitação de 13 furos e nove  represas e a execução de um sistema de abastecimento de água à Oncócua (Sede municipal do Curoca), baseado no aproveitamento de furos artesianos existentes, bem como na execução de novas captações subterrâneas.

Esta é a segunda visita de constatação ao projecto de João Lourenço, sendo que a primeira aconteceu em Agosto de 2023. FI/FA/LHE/ART





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+