Luanda – A campanha para eleição do Presidente da Republica, vice-Presidente e dos deputados à Assembleia Nacional prosseguiu esta segunda-feira em vários pontos do país, para além dos concorrentes capitalizarem os tempos de antena na RNA e TPA.
PHA
A cabeça-de-lista do Partido Humanista de Angola (PHA) prometeu, no Huambo, promover o humanismo e a dignidade da mulher "zungueira", em caso de vitória nas eleições gerais de 24 deste mês.
Florbela Malaquias, que falava durante um comício da campanha eleitoral, no mercado informal do Ferro, arredores da cidade do Huambo, disse que a sua formação política definiu como estratégia, para o quinquénio 2022-2027, a melhoria do bem-estar das famílias, através de acções de humanização das pessoas.
P-NJANGO
O Partido Nacionalista para a Justiça em Angola (P-NJANGO) vai apostar no fomento de construção de habitações sociais no país para facilitar o acesso à habitação aos cidadãos.
Esse objectivo, anunciado no tempo de antena da radiodifusão, constitui um dos eixos do seu programa de governação previsto para o quinquénio 2022-2027.
UNITA
A UNITA, segundo maior partido no parlamento, perspectiva implementar um sistema de protecção social sustentável, através de abono para as famílias mais carenciadas.
A medida consta do programa de governação, cujo extracto foi avançado, nesta segunda-feira, durante o tempo de antena na Rádio Nacional de Angola (RNA).
FNLA
A FNLA anunciou o reforço da política externa, as relações políticas e diplomáticas internacionais, caso a escolha dos angolanos recaia para esta formação, com vista a "melhorar a balança comercial e consolidar os laços" com os países vizinhos e amigos.
No tempo de antena da RNA, a FNLA abordou a política externa, com foco no plano económico e social a longo prazo, bem como finanças e investimentos estrangeiros.
CASA-CE
A Convergência Ampla de Salvação de Angola – Coligação Eleitoral (CASA-CE) defende uma “verdadeira separação" de poderes e independência dos tribunais.
Ao intervir nos 10 minutos do tempo de antena na Rádio Nacional de Angola ( RNA), o candidato a deputado pela lista desta coligação, Faustino Mango, considera que os juízes dos tribunais superiores devem ser indicados mediante a realização de concursos públicos, ao invés de serem nomeados.
APN
A Aliança Patriotica Nacional (APN) escolheu o distrito urbano do Zango, município de Viana, Luanda, para uma mobilização porta-a-porta dos eleitores.
A actividade foi encabeçada pelo candidato a vice-presidente da República de Angola, Noé Mateus, que, na ocasião, referiu que a iniciativa serviu para levar informação sobre a importância do voto e da necessidade dos eleitores acreditarem na proposta do programa de governo da APN .
PRS
O combate à corrupção será uma das prioridades do Partido de Renovação Social (PRS), em caso de vitória nas eleições gerais de 24 de Agosto, reafirmou o seu secretário provincial em Benguela, Francisco Chilala.
Falando à ANGOP, realçou os efeitos nefastos da corrupção na degradação da economia, acrescentando que o PRS quer apostar em "medidas efectivas" para mudar o actual quadro, sem, no entanto, enumerá-las.
MPLA
Para o partido MPLA, o destaque vai para as declarações do seu primeiro secretário em Luanda, Bento Bento, que pediu aos estudantes universitários para votar de forma "consciente" nas eleições gerais do próximo dia 24 deste mês.
O político falava na cerimónia de abertura da 18ª edição do Campo Nacional de Férias de Estudantes Universitários (CANFEU), referindo que a juventude universitária saberá escolher o líder que se ajuste as suas aspirações nas eleições que se avizinham.