Cuito - O Presidente da República, João Lourenço, encontra-se, desde a tarde desta quarta-feira, na província do Bié, para uma jornada de trabalho de dois dias, no quadro da estratégia de governação, que visa actuar sobre os desafios e constrangimentos ali onde eles se apresentem.
À sua chegada no Aeroporto Joaquim Capango, na cidade do Cuito, o Chefe de Estado foi recebido pelo governador provincial, Pereira Alfredo, dentre outros membros do Executivo, do governo provincial e população em geral.
A agenda do Presidente João Lourenço reserva, para hoje, uma reunião com o governo da província, para a avaliação global do estado do território.
Estarão em análise, neste encontro, os projectos em curso, seja no quadro do Programa de Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), como iniciativas de qualquer outra natureza que impactam no bem-estar da população e contribuem para o desenvolvimento desta província do centro do país.
Quinta-feira, o PR deslocar-se-á ao município do Chinguar, onde manterá contacto com a produção de trigo em larga escala na Fazenda Vinevala, e, simbolicamente, testemunhar o início da colheita do cereal na presente temporada, assim como visitará a indústria de transformação de trigo em farinha.
De seguida rumará para a comuna da Chipeta, no município de Catabola, para constatar o funcionamento da Cerâmica da Paz e o Centro de Produção de Mudas, todos projectos geridos pelo Instituto de Segurança Social das Forças Armadas Angolanas.
Esta é a quarta vez que João Lourenço visita a província do Bié, na condição de Chefe de Estado.
Na sua primeira deslocação, a 18 de Outubro de 2019, João Lourenço inaugurou o hospital municipal/regional do Cuemba, e o aeroporto Joaquim Kapango, na cidade do Cuito.
O Chefe de Estado procedeu ainda à entrega do novo sistema de captação, tratamento e distribuição de água potável, com financiamento da linha de crédito da China, avaliado em 39 milhões de dólares norte-americanos.
Já na sua segunda estada, ocorrida a 12 de Outubro de 2020, a população local testemunhou à entrega da maior unidade sanitária da província, denominada "Dr. Walter Santraguay", com capacidade de 250 camas.
Na terceira visita de trabalho, João Lourenço procedeu à abertura do ano académico do ensino superior e inaugurou a Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), a quinta a surgir nesta província.
Caracterização da região
A província do Bié tem uma área de aproximadamente 70 314 Km² e pouco mais de dois milhões habitantes.
Possui nove municípios, nomeadamente Cuito (capital), Andulo, Nharea, Cunhinga, Chinguar, Chitembo, Catabola, Camacupa, Cuemba.
A agricultura tem sido o principal sector de desenvolvimento económico da província, em que se destaca a produção da batata, arroz, feijão, milho, trigo, horticultura entre outros.
É no Bié, propriamente na comuna do Mumbué, município do Chitembo, onde nasce o rio Kwanza, o maior de Angola.
Hoje no Bié, em pleno pós-guerra, os ganhos já são visíveis, com a construção de várias infra-estruturas, com maior incidência nos sectores da educação, saúde, obras públicas, saneamento básico, energia e águas e outras.
Os impactos produzidos até agora pelo PIIM cingem-se na melhoria da circulação entre as sedes municipais e as comunas, como por exemplo nos troços Nharea-Caieje/Dando/Gamba, Chinguar-Cangote/Cutato, Cuito/Trumba/Cambândua, Cunhinga/Belo Horizonte entre outras localidades, com a execução de mais de 700 quilómetros de terraplanagem e pontes.
Foram concluídas várias escolas, para acomodar crianças que estão fora do sistema de ensino.
A nível da saúde, construiu-se e reabilitou-se unidades sanitárias, que possibilitaram um incremento de mais de 500 camas.
A nível desta região do centro sul do país, foram inscritos 193 projectos e acções, sendo 180 de âmbito provincial e municipal e 13 ministeriais, que estão numa execução física de 95 por cento.PLB