Luanda - O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, felicitou o seu homólogo angolano, João Lourenço, pela vitória nas eleições gerais de 24 de Agosto último.
Numa carta a que a ANGOP teve acesso, esta segunda-feira, Vladimir Putin destaca que as relações russo-angolanas baseiam-se nas “tradições antigas de amizade e respeito mútuo”.
O Presidente russo espera que o novo mandato de João Lourenço continue “a contribuir para o desenvolvimento da cooperação construtiva bilateral em várias áreas”, em resposta, adianta Vladimir Putin, "aos interesses dos nossos povos".
Na missiva, Vladimir Putin sublinha que as boas relações entre os dois países levam ao “reforço da segurança e estabilidade no continente africano”.
Nicarágua lembra parceria com Angola
O Presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, lembra que Angola e o seu país estão “unidos, como povos do sul, por laços indeléveis de sacrifícios, heroísmos, lutas e vitórias de grandes povos, que deixaram e continuam a deixar ensinamentos, aprendizagens e que são uma inspiração para os povos livres”.
Numa mensagem de felicitações ao Presidente João Lourenço, pela sua vitória nas eleições gerais, Daniel Ortega saúda o partido vencedor, o MPLA, e todo o povo angolano.
O Presidente da Nicarágua deseja muito sucesso a João Lourenço, no que considera ser um “momento difícil” que a Humanidade enfrenta, concluindo a sua mensagem a salientar que “a luta continua e as vitórias são certas”.
O MPLA venceu as eleições gerais com 51,17 por cento dos votos, fruto de três milhões 209 mil 429 votos, seguido da UNITA com 43,95%, resultantes de dois milhões 756 mil 786 mil votos.
Com tais resultados, o MPLA conquistou 124 deputados na Assembleia Nacional, enquanto a UNITA 90. Três outras formações políticas, a FNLA, o PRS e o PHA, elegeram dois deputados cada uma.
O Parlamento angolano integra 220 parlamentares.