Luanda - O chefe do Conselho Executivo da Corporação para o Desenvolvimento Internacional dos Estados Unidos da América (EUA), Scott Nathan, chegou, esta quarta-feira, a Luanda, para assistir a investidura do Presidente da República, João Lourenço.
Mandatado pelo Presidente norte-americano, Joe Biden, Scott Nathan chefia uma delegação, que integra o embaixador dos EUA em Angola, Tulinabo Mushingi, e o responsável-adjunto do Comando Militar daquele país para África, Andrew Robert Young.
Angola e os Estados Unidos assinaram, em 2010, um acordo de parceria estratégica e cooperam em vários domínios, com realce para o comércio, finanças, energia, indústria transformadora, segurança, saúde e justiça.
Angola é o terceiro maior parceiro comercial dos EUA na África subsahariana devido, sobretudo, à exportação de petróleo bruto.
A cerimónia de investidura de João Lourenço, reeleito nas eleições gerais de 24 de Agosto último, acontece quinta-feira (15/09), na Praça da República, em Luanda.
Para assistir a cerimónia, chegaram igualmente a primeira-ministra do Gabão, Christiane Essonka Raponda, o secretário-geral adjunto da ONU para África Central, Abarry Abdou, em representação do Secretário-Geral da organização António Guterres.
Estão igualmente na capital angolana a primeira-ministra do Reino de Eswatini, Cleopas Siphd Dlamini, o primeiro-ministro do Kenya, Amoson Jeffa Kingi, o ministro de Estado do Qatar, Fahad Faisal Al Thani, o presidente do parlamento da Argélia, Ibraim Boughali, bem como Hussein Ali Mwinyi, em representação da Presidente da República UNida da Tanzânia.
No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, as entidades estáo a ser recebidas pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, e pela governadora provincial de Luanda, Ana Paula de Carvalho, acompanhados de altos funcionários diplomáticos.
Para além do Presidente João Lourenço, será investida a Vice-Presidente da República, Esperança Costa, como resultado da vitória do MPLA, com 51,17 por cento de votos, nas eleições gerais de 24 de Agosto.