Luanda – O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, felicitou, nesta quarta-feira, Droupadi Murmu pela sua eleição como Presidente da Índia, no pleito realizado a 15 de Julho do corrente ano.
Na nota de felicitação, a que a Angop teve acesso, João Lourenço considera que a escolha de Droupadi Murmu para a mais alta magistratura da República da Índia resulta de um amplo consenso entre as forças políticas deste país que tem consolidada a democracia.
Afirma que o empenho e engenho pessoal de Droupadi Murmu vai ajudar o governo do seu país a preencher as expectativas do povo indiano, relativamente à concretização dos objectivos de desenvolvimento e progresso social que esta nação vem alcançando.
Augurou que as repúblicas de Angola e da Índia possam continuar a aprofundar as relações multifacetadas que mantêm há decadas e partilhar interesses comuns nos diversos domínios, com destaque para o social e o económico, para satisfação dos dois povos.
A Índia e Angola estabeleceram relações diplomáticas em 1985 e, desde então, mantêm uma cooperação considerada extremamente cordial. No capÍtulo da cooperação, as trocas comerciais datam de Outubro de 1986.
No primeiro semestre do corrente ano, Angola e Índia assinaram três instrumentos jurídicos, para reforçar o intercâmbio bilateral e o nível de cooperação existente.
Trata-se do Acordo sobre a Isenção de Visto para titulares de Passaportes Diplomático, Oficial e de Serviço, o Memorando de Entendimento entre o Ministério da Saúde de Angola e o Ministério da Saúde e Bem-Estar da Família do Governo da União Indiana, além do Memorando de Entendimento entre a Academia Diplomática Venâncio de Moura do Ministério das Relações Exteriores e o Instituto de Serviço Exterior Sushma Swara do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Índia.