Luanda - O Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, apelou esta quarta-feira os cidadãos a exercerem o seu direito de voto, nas eleições gerais de hoje no país.
O apelo foi feito após Bornito de Sousa ter votado na Assembleia de Voto 42, na mesa número um, na Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto.
De acordo com o Vice-Presidente, este pleito tem uma particularidade especial, por ser a primeira vez que cidadãos angolanos residentes na diáspora exercem esse direito.
Do total de 14 milhões 399 mil eleitores esperados nas eleições gerais de hoje, mais de metade está concentrada nas províncias de Luanda, Huíla, Benguela e Huambo, as quatro maiores praças eleitorais do país.
As quatro províncias perfazem 8 milhões 211 mil de eleitores, ou 57,2 por cento, dos quais 4,671 milhões só em Luanda (37%).
As eleições deste ano, que têm pela primeira vez a participação dos angolanos na diáspora, são as quintas da história de Angola, depois das de 1992, 2008, 2012 e 2017. A votação no exterior ocorre em 12 países e 25 cidades.