Luanda – A operadora de telefonia móvel UNITEL desmentiu, esta sexta-feira, informações postas a circular nas redes sociais sobre o suposto corte do sinal de internet, em Angola, entre os dias 22 a 28 deste mês.
Em nota enviada à ANGOP, a operadora avança que o congelamento ou “freeze” da rede é um procedimento normal, aplicado em situações de grande tráfego, o que ajuda a manter a estabilidade das infra-estruturas, em ambientes complexos.
Segundo a nota, estes procedimentos carecem de alta disponibilidade, especialmente, em períodos críticos, de aumento exponencial da procura, por parte do Estado e outras instituições, bem como das famílias e das empresas.
A referida comunicação interna informa que, durante o período de 22 a 28 de Agosto, não serão feitos novos lançamentos de serviços ou alterações de tarifários e de outros serviços de valor acrescentado (VAS), bem como intervenções de qualquer outro tipo, que possam provocar alguma perturbação nos serviços prestados pela UNITEL.
Desta forma, acrescenta a nota, estará assegurada a continuidade da prestação de serviços de telecomunicações (Voz, Dados e SMS), durante o referido período”.
Conforme a UNITEL, trata-se de uma medida natural e comum realizada todos os anos, principalmente por ocasião da quadra festiva, época em que se verifica uma maior demanda dos serviços de telecomunicações (Voz, Dados e SMS) existindo, desde modo, a necessidade de se evitar impactos negativos na rede.
Demarcação
A UNITEL demarca-se de outras situações que estão a ser postas em causa e completamente fora do espírito e da finalidade do documento interno desta empresa.
De acordo com a nota, como empresa, ao serviço de Angola e dos angolanos, reiteram o seu compromisso de continuar a servir os seus clientes com “profissionalismo e a máxima qualidade e excelência”, com o objectivo de continuar a ser merecedora da sua preferência.