Luanda – O Presidente da República Dominicana, Luis Abinader, felicitou, esta quarta-feira, o seu homólogo angolano, João Lourenço, pela sua reeleição, nas eleições gerais de 24 de Agosto último.
Na mensagem, a que a ANGOP teve acesso, o estadista dominicano formula o desejo de que João Lourenço continue a realizar importantes contribuições para o fortalecimento da liberdade, manutenção da paz e solidariedade do povo angolano.
“Confiamos na continuidade das excelentes relações diplomáticas, comerciais e culturais que existem entre as nossas nações e um impulso renovado dos intercâmbios bilaterais entre os nossos países”, lê-se na missiva.
Os dados definitivos da Comissão Nacional Eleitoral (CNE) atribuem ao MPLA três milhões 209 mil 429 votos, conquistando 124 assentos na Assembleia Nacional, enquanto a UNITA somou dois milhões 756 mil 786 votos e 90 deputados.
Na terceira posição, o PRS de Benedito Daniel conquistou 71 mil 351 votos (1,14%) e dois deputados.
Seguem-se a Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA), liderada por Nimi a Nsimbi, e o Partido Humanista de Angola (PHA), de Florbela Catarina Malaquias, que conquistaram dois assentos cada um.
Sem terem conseguido assentos no parlamento, concorreram igualmente a Aliança Patriótica Nacional (APN), de Quintino Moreira, o Partido Nacionalista para a Justiça em Angola (P-NJANGO), de Eduardo “Dinho” Chingunji, e a coligação CASA-CE, liderada por Manuel Fernandes.
Estas foram as quintas eleições gerais, em Angola, e as primeiras com a participação dde angolanos residentes no estrangeiro, depois das realizadas em 1992, 2008, 2012 e 2017.