Luanda - O Presidente do MPLA, João Lourenço, apelou, esta quinta-feira, em Ndalatando, aos angolanos para o respeito pelos resultados do pleito de 24 de Agosto.
O líder do MPLA, que falava num acto de massa no quadro da campanha eleitoral, destacou a necessidade de os angolanos, no geral, e os actores políticos, em particular, respeitarem a escolha do povo, a ser feita de forma democrática, livre e justa.
Segundo João Lourenço, a escolha dos angolanos deve ser respeitada, sejam quais forem os resultados finais das eleições gerais de 24 de Agosto.
“Quem não deve não teme. Nós vamos respeitar os resultados que forem anunciados pela Comissão Nacional Eleitoral”, disse o líder do MPLA.
Os angolanos vão a voto este ano, pela quinta vez, para elegerem o Presidente da República, o Vice-presidente e os 220 deputados à Assembleia Nacional. As quatro primeiras eleições aconteceram em 1992, 2008, 2012 e 2017.
Do total de 14 milhões 399 mil eleitores esperados nas eleições gerais de 24 de Agosto de 2022, mais de metade estão concentrados nas províncias de Luanda, Huíla, Benguela e Huambo, as quatro maiores praças eleitorais do país.
As quatro províncias perfazem oito milhões 211 mil eleitores, ou seja 57,2 por cento, dos quais quarto milhões 671 mil, em Luanda (37%).
Para as eleições de 24 de Agosto concorrem os partidos políticos MPLA, UNITA, PRS, FNLA, PHA, APN e P-NJANGO e a coligação CASA-CE.