Luanda – O Presidente da República Popular da China, Xi Jinping, felicitou esta sexta-feira o MPLA e o seu Presidente, João Lourenço, pela vitória nas eleições gerais do dia 24 de Agosto.
A mensagem de felicitações, em que o Presidente chinês expressa solidariedade ao MPLA e a João Lourenço, foi entregue ao ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António, pelo embaixador da China em Angola, Gong Tao, durante uma audiência ocorrida hoje, em Luanda.
Segundo os resultados definitivos da Comissão Nacional Eleitoral (CNE) e validados pelo Tribunal Constitucional, o MPLA e o seu candidato, João Lourenço, venceram o pleito com 51,17 por cento, conquistando 124 deputados a Assembleia Nacional.
Estas foram as quintas eleições em Angola, depois das realizadas em 1992, 2008, 2012 e 2017.
Segundo uma nota de imprensa do Ministério das Relações Exteriores de Angola, o embaixador chinês aproveitou a audiência com Téte António para abordar o reforço da cooperação bilateral nas mais variadas vertentes e a necessidade da troca de visitas ao alto nível.
Angola é um dos maiores parceiros comerciais da China em África, com um volume de negócios que registou, só em 2010, um total de 24,8 mil milhões de dólares norte-americanos.
Dez anos mais tarde, o valor das trocas comerciais com o gigante asiático ascendeu em 61,32 por cento, ou seja, para 5,55 mil milhões de dólares norte-americanos.
A China é actualmente o maior credor de Angola, com base nas várias linhas de crédito abertas pelo Governo Chinês, através de bancos estatais.