Luanda - A secretária-geral da Organização da Mulher Angolana (OMA), Joana Tomás, apelou, domingo, aos angolanos para um voto ordeiro e responsável, no dia 24, por formas a tornar memorável a festa da democracia.
De acordo com a dirigente partidária, que falava à imprensa à margem da sessão de encerramento da Expo Mulher, há necessidade de se observar o civismo, no dia do voto, para que as eleições ocorram num clima de paz e harmonia.
Joana Tomás apelou ainda as mães a continuar a exercer o seu papel junto das famílias, para que possam exercer o seu direito de forma ordeira nessas eleições gerais para a escolha do Presidente, o Vice-presidente da República e os 220 deputados da Assembleia Nacional, o Parlamento angolano.
Em relação ao certame, disse, o mesmo visou promover a participação das mulheres nos aspectos políticos, económicos, sociais e culturais, bem como contribuir para o empoderamento económico, com a identificação de novas oportunidades que estimulam a criatividade e a capacidade das mulheres no mundo dos negócios.
Joana Tomás fez saber que a feira superou as expectativas e encerra com o sentimento de missão cumprida, uma vez que boa parte dos expositores conseguiram vender os seus produtos.
A líder da organização feminina do MPLA afirmou que o verdadeiro centro da exposição foi a ciência, tecnologia e inovação, bem como o potencial agrícola do país.
O evento congregou mais de mil e 500 mulheres expositoras de vários estratos sociais das 18 províncias do país, numa iniciativa da OMA, e visou apoiar e incentivar a participação activa da classe feminina nos aspectos políticos, económicos, sociais e culturais da sociedade angolana.
O candidato do MPLA a Presidente da República, João Lourenço, visitou a exposição de bens e serviços na Expo Mulher Edição 2022. João Lourenço, na companhia de membros do Bureau Político do seu partido, interessou-se particularmente pelas exposições ligadas à política, ciência e tecnologia, ensino e saúde, agro-pecuária, alimentação e vestuários, entre outros serviços liderados por mulheres.