Luanda - O candidato do MPLA a Presidente da República, João Lourenço, exortou hoje, domingo, a juventude a praticar desporto para a construção de um país saudável, depois de ter percorrido, em Luanda, 23 quilómetros de bicicleta, em 50 minutos.
João Lourenço, com 68 anos de idade, afirmou que "hoje só foram 23 quilómetros. Em Janeiro de 2020, na restinga do Lobito, fizemos 34 quilómetros. Isso é para mostrar à nossa juventude que o desporto faz bem à saúde".
Ao dirigir-se a uma plateia de ciclistas profissionais e amadores, jovens de vários extratos sociais e funcionários públicos, o candidato do MPLA salientou que "quer jovens de alma, que pratiquem desporto, seja ciclismo, futebol, andebol, basquetebol, ou outra actividade física, para terem um coração que bata forte, para suportar as vicissitudes da vida".
Afirmou que "se os jovens não forem saudáveis, também não teremos um país saudável''.
A propósito da corrida, na sua página do Facebook, João Lourenço escreveu a mensagem: "Mente sã, em corpo são, uma divisa que nos deve acompanhar sempre. Hoje de manhã, fomos centenas a pedalar, em Luanda, combinando cultura física e convívio salutar"
A corrida, que contou com uma numerosa adesão, consistiu em várias voltas, entre o largo do Porto de Luanda e a marginal Dr. António Agostinho Neto.
O programa do MPLA para o mandato 2022/2027 contempla a melhoria do índice de desenvolvimento da juventude, com acesso dos jovens à saúde, formação, qualificação profissional e académica, para os habilitar a plena integração no mercado de trabalho, de modo a desfrutar de uma vida longa e saudável, em condições aceitáveis de liberdade e dignidade.