Luanda – Os cidadãos angolanos com bilhetes de identidade caducados estão habilitados a participar nas eleições gerais, que decorrem esta quarta-feira, em todo país.
A autorização foi dada pelo plenário da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), reunido hoje, e abrange aqueles cidadãos que trataram este documento, mas aguardam pela sua recepção, devendo, no entanto, apresentar o respectivo comprovativo.
Em conferência de imprensa (a segunda do dia) sobre o processo de votação, o porta-voz da CNE, Lucas Quilundo, informou que os eleitores podem também apresentar, para a votação, a fotocópia do Bilhete de Identidade.
Segundo o responsável, o objectivo é permitir que todos os cidadãos com capacidade eleitoral activa participem das V eleições gerais de Angola.
Lucas Quilundo considerou que o processo decorre de forma serena e tranquila no país, com uma grande adesão dos eleitores.
Exortou aos cidadãos a votarem e regressarem às suas residências, de modo a se evitar um aglomerado populacional junto das assembleias de voto.
Para este sufrágio, estão habilitados a votar 14 milhões 399 mil eleitores, dos quais 22 mil e 560 residem no estrangeiro.
A votação no exterior, a primeira na história de Angola, terá lugar em 25 cidades de 12 países nos continentes africano, europeu e americano.
Participam no pleito sete partidos políticos, nomeadamente MPLA, UNITA, PRS, FNLA, APN, PHA e P-NJANGO, e uma coligação, a CASA-CE.
Estas são as quintas eleições de Angola, depois das realizadas em 1992, 2008, 2012 e 2017.