Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Eleições2022: Candidato do MPLA enaltece papel da sociedade civil

     Política              
  • Luanda • Quinta, 18 Agosto de 2022 | 14h07
Presidente do MPLA, João Lourenço
Presidente do MPLA, João Lourenço
Joaquina Bento-Angop

Benguela - O cabeça-de-lista do MPLA, João Lourenço, enalteceu hoje, quinta-feira, em Benguela, a postura patriótica adoptada pela sociedade civil e pelas igrejas, na sensibilização dos cidadãos, para que as eleições de dia 24 decorram num clima de paz e de civismo.

João Lourenço, que intervinha no acto de massa realizado na cidade de Benguela, disse que a verdadeira sociedade civil organizada e as igrejas querem eleições justas  e credíveis e estão a trabalhar no sentido de que o pleito seja pacífico, sem convulsões  e com civismo.   

“As  igrejas e a sociedade civil estão a dobrar o joelho, estão a rezar e a orar para que estas  eleições decorram  num clima de harmonia e concórdia e já vêm fazendo  isso de um tempo para cá, que vai culminar, no próximo domingo (21), com  cultos ecuménicos um pouco por todo o país “, referiu.

Espera que ganhe o melhor, no dia 24 de Agosto, pois a decisão está nas mãos do povo e que os partidos concorrentes “só têm de aceitar a vontade expressa nas urnas”.

Lembrou que estas eleições têm oito concorrentes, dos quais sete lutam para a eleição  e um, no caso o MPLA, luta pela continuidade, por ser poder.

Energia e águas  

Para João Lourenço,  o MPLA e o seu Executivo têm vindo a fazer, neste mandato, obras em prol de Angola e dos angolanos, em todos os domínios, apesar de ter visto quase metade do mandato amputado pela pandemia da Covid-19.

Destacou que a província de Benguela tem vindo a fazer investimentos públicos em vários domínios, particularizando  o sector energético.

No caso do município do Bocoio, que desde a era colonial foi alimentado por energia de fontes térmicas, hoje tem energia eléctrica da rede,  que beneficia mais de oito mil habitantes e  serve a indústria pesqueira e hotelaria.

Sobre os parques solares, recentemente  inaugurados, do Biópio e da Baía Farta, referiu que são investimentos que visam melhorar as condições de vida das populações e da indústria, não só de Benguela mas do país.

Para  o líder do MPLA,  o que estas fontes produzem não é de subestimar, uma vez que o parque fotovoltaico do Biópio produz 188 megawatts e o da  Baía Farta 88 megawatts , o que significa o aumento da capacidade de fornecimento de energia  eléctrica.  

Falou também da construção da linha de transporte de energia das barragens do Lomaum e do Biópio, que liga a parte sul de Benguela às respectivas subestações e permite que a energia eléctrica chegue aos consumidores.

Anunciou, para breve, o início das obras de construção da linha de transporte que vai ligar a província do  Huambo à Lomaum, em Benguela.

Revelou que, está em construção um novo sistema de abastecimento de água, no município do  Bocoio, para aumentar a capacidade de oferta e para melhorar a qualidade da água potável que  é posta  à disposição dos cidadãos.

Recordou que o Balombo já beneficiou de um projecto idêntico, de reforço do sistema de abastecimento de água, mas que vai dar início às obras de uma  estação de tratamento de água  para a melhoria do abastecimento às cidades do  Lobito, Catumbela,  Benguela e Baia Farta.

Os angolanos vão a voto na próxima quarta-feira (24 de Agosto) pela quinta vez, para eleger o Presidente da República, o Vice-presidente e os 220 deputados à Assembleia. As quatros primeiras eleições aconteceram em 1992, 2008, 2012 e 2017.  

 





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

Afrotaças: Maurílio Silva quer estrear-se com vitória

 Terça, 26 Novembro de 2024 | 12h21

Morreu o homem mais velho do mundo

 Terça, 26 Novembro de 2024 | 12h11

PN recupera 145 cabeças de gado furtadas no Cunene

 Terça, 26 Novembro de 2024 | 12h01

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+