Luanda - Após um final de semana preenchido por passeatas e caça ao voto porta-a-porta, os partidos políticos, concorrentes às eleições do dia 24 de Agosto, continuaram esta segunda-feira, da terceira semana da campanha eleitoral a mobilização dos eleitores em actos de massa e contacto directo.
PHA
A presidente do Partido Humanista de Angola (PHA), Florbela Malaquias, prometeu , no Luena, província do Moxico, organizar o comércio informal e combater o trabalho infantil nas ruas.
Bela Malaquias afirmou que, caso seja eleita, vai reorganizar o comércio informal para contribuir nas receitas tributárias.
P-JANGO
O Partido Nacionalista para a Justiça em Angola (P-NJANGO) intensificou a mobilização de eleitores porta-a-porta, no município do Huambo, com a distribuição dos seus símbolos aos eleitores.
O responsável do P-NJANGO no município do Huambo, Pedro Salambongo, disse que os cabos eleitorais estão a deslocar-se à casa do eleitor, com objectivo de apresentar o programa de governação, para o quinquénio 2022-2027.
UNITA
A UNITA reservou o dia de hoje para realizar uma reunião de balanço da sua campanha eleitoral e agendamento de próximas actividades.
Ainda no âmbito da campanha, o partido defendeu, no Cuanza Norte, a promoção de discursos de paz, visando a manutenção da unidade nacional.
FNLA
O secretário provincial da FNLA na Lunda Norte, Carlos Mulamba, disse que a luta do seu partido nas eleições gerais de 24 de Agosto é eleger um deputado e reconquistar os militantes que deixaram o partido em 2017, nessa circunscrição.
O politico, que falava à margem da abertura da campanha eleitoral do seu partido na Lunda Norte, informou que a FNLA na região, considerada a oitava maior praça eleitoral do país, “perdeu muitos militantes desde 2017, devido aos conflitos internos que a organização partidária enfrentava”.
CASA-CE
O secretário provincial da CASA-CE, Moisés Fonseca Ngunza, apelou à tolerância e ao respeito entre as forças políticas concorrentes às eleições gerais de 24 de Agosto, para a preservação da paz social.
O político repudiou a destruição de materiais de propaganda de algumas forças políticas na região, incluindo da CASA-CE, e aconselhou os cidadãos a pautar pela unidade.
APN
O candidato a vice-presidente da República pela Aliança Patriótica Nacional (APN), Noé Mateus, disse que o seu partido prevê, caso vença as eleições de 24 de Agosto, atribuir uma "quota especial de gratificação" financeira às populações residentes em zonas de exploração de recursos naturais.
Noé Mateus disse que a medida visa mudança na qualidade de vida das populações e garantir a sua sustentabilidade e o fortalecimento das comunidades.
PRS
O candidato do Partido de Renovação Social (PRS) a Presidente da República prometeu implementar núcleos universitários nas sedes municipais da província da Lunda Norte, para evitar a fuga de quadros.
Benedito Daniel fez esta promessa na vila de Calonda, município de Lucapa, no contacto directo com os eleitores, no quadro da campanha eleitoral.
MPLA
A primeira secretária provincial do MPLA no Bengo, Mara Quiosa, apelou para um voto responsável dos jovens que vão exercer o direito de cidadania pela primeira vez.
O apelo foi feito durante um culto religioso, no qual sublinhou que o voto da maioria vai ditar o rumo do país nos próximos cinco anos, daí a necessidade dos jovens votarem conscientes do que querem para o desenvolvimento do país.