Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Eleições2022: Primeira síntese do dia

     Política              
  • Luanda • Sexta, 19 Agosto de 2022 | 16h12
Arte das bandeiras dos partidos políticos em Angola
Arte das bandeiras dos partidos políticos em Angola
Arte de Osvaldo Pedro

Luanda - O apelo ao civismo, o desencorajamento aos actos de vandalismo e a não permanência nas assembleias de depois do exercício do voto caracterizaram, na manhã desta sexta-feira, as mensagens dos partidos que disputam as eleições gerais de 24 de Agosto.

MPLA

O primeiro-secretário do MPLA no Cuando Cubango, José Martins, reiterou, na vila do Cuangar, a necessidade do eleitorado do partido continuar a manter comportamento cívico exemplar antes, durante e depois de votarem na próxima quarta-feira, 24 de Agosto.

O político fez este apelo aos militantes, amigos e simpatizantes do MPLA em Cuangar, durante actos de mobilização nos municípios de Mavinga, Rivungo, Dirico e Calai, onde apelou à serenidade.

UNITA

No Huambo, a secretária provincial do partido, Albertina Navita Ngolo, apelou à conduta responsável e positiva dos militantes, para que as eleições decorram num clima de paz e tranquilidade, e explicou a posição da UNITA e do seu cabeça-de-lista no boletim de voto.

Durante a sua campanha, a UNITA informou também ter substituído os delegados de lista das assembleias de voto no exterior do país, em cumprimento ao estabelecido pela legislação.

CASA-CE

Em Cabinda, o candidato a Presidente da República da CASA-CE, Manuel Fernandes, defendeu que nenhum eleitor deve permanecer junto das assembleias de voto, depois de exercer o seu direito de cidadania (votar), para se evitar eventual “ instabilidade” no processo.

Manuel Fernandes, que encerra a campanha eleitoral, este sábado, em Luanda, fez este apelo ao intervir no acto de massas, que teve lugar nas proximidades do mercado de Cabassango (Norte da cidade de Cabinda), o político disse que essa intenção pode “criar instabilidade” durante a votação. 

APN

A Aliança Patriótica Nacional (APN) apelou aos cidadãos, em Ndalatando, província do Cuanza Norte, a respeitarem as instituições do Estado e pugnarem pela unidade nacional.

À imprensa, o secretário nacional para os Assuntos Internos, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria da APN, Domingos Maurício António, exortou à salvaguarda dos valores patrióticos, sobretudo, nesta fase derradeira do processo eleitoral, independentemente da filiação e ideal partidário de cada um 

P-NJANGO

O Partido Nacionalista para a Justiça em Angola (P-NJANGO), prometeu implementar m sistema de saúde com “qualidade e eficaz”, em que “todo cidadão seja tratado no país”, caso ganhe as eleições gerais da próxima quarta-feira. 

Segundo esta formação política, para se concretizar este objectivo vão implementar “um sistema de saúde único para todos e sem diferença de classes” na assistência médica e medicamentosa.

PRS

Já o Partido de Renovação Social (PRS) prometeu, no município do Chitembo, província do Bié, se vencer as eleições gerais, uma gestão transparente do dinheiro proveniente da exploração de diamantes e outros recursos da municipalidade, para beneficiar a população local.

O secretário do PRS no Bié, António Armando, deu essa garantia num acto de massas nesta localidade, no âmbito da campanha para as eleições de quarta-feira, dia 24 de Agosto.

PHA

O coordenador do Partido Humanista de Angola (PHA) na província do Cuanza Sul, Pedro Rodrigues, afirmou, na cidade do Sumbe, que o seu partido vai incluir as línguas maternas nos subsistemas de ensino, em caso de vitória eleitoral.

O político fez estas promessas no final de uma campanha de mobilização porta-a-porta nos bairros do Chingo, Caboqueiro e das Salinas, na periferia da cidade do Sumbe. O partidário destacou a importância das línguas maternas nos vários subsistemas de ensino, sublinhando que, além de fazer parte da identidade de um povo, transmitem herança cultural.

 





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+