Luanda - O Presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, manifestou a pretensão do seu país reforçar a cooperação com Angola, nas áreas comercial, económica, científica, técnica, cultural e humanitária.
Numa nota tornada pública esta segunda-feira, Alexander Lukashenko felicita o Presidente de Angola, João Lourenço, pela sua reeleição, na sequência das eleições gerais de 24 de Agosto último, e expressa que os resultados da votação atestam claramente o elevado nível de confiança da Nação, rumo ao desenvolvimento do país.
“Espero que as relações de amizade e respeito mútuo, que constituíram a base da interacção entre a Bielorrússia e Angola, no século passado, contribuam para desbloquear todo o potencial de cooperação bilateral entre Minsk e Luanda, nas áreas comercial, económica, científica, técnica, cultural, humanitária e outras esferas”, refere o Presidente bielorusso.
Os resultados definitivos da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), validados pelo Tribunal Constitucional, atribuem a vitória ao MPLA, com 51,17 por cento dos votos, elegendo 124 deputados à Assembleia Nacional, num total de 220.
Estas foram as quintas eleições em Angola, depois das realizadas em 1992, 2008, 2012 e 2017.