Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Eleições2022: Primeira síntese do dia

     Política              
  • Luanda • Segunda, 22 Agosto de 2022 | 17h28
Bandeiras dos concorrentes às eleições, pela ordem no boletim de voto
Bandeiras dos concorrentes às eleições, pela ordem no boletim de voto
Arte de Osvaldo Pedro

Luanda – A dois dias das quintas eleições gerais em Angola, as oito formações políticas concorrentes entraram em cena, pela última vez, para consolidar os seus discursos e programas de governação, e, assim, convencer os ainda indecisos.

Neste último dia de campanha, a tónica recaiu para o MPLA, a UNITA, o PRS, a CASA-CE e a FNLA que encerram as suas agendas com actos de massas, em Luanda, enquanto os demais partidos desdobraram-se pelo interior do país.  

MPLA

O candidato a Presidente da República pelo MPLA, João Lourenço, destacou, hoje, em Luanda, o papel da mulher no desenvolvimento do país e as políticas para a promoção da justiça e igualdade na sociedade.

Ao falar num encontro promovido pela OMA, no quadro da campanha para eleições de 24 de Agosto, o líder do MPLA defendeu, para as mulheres, mais direitos e oportunidades no emprego, na saúde, ascensão na carreira profissional e cargos de chefia.

FNLA

A Frente Nacional para a Libertação de Angola (FNLA) encerrou hoje, segunda-feira, em Luanda, a campanha  com discurso focado na unidade, transparência do processo eleitoral e a valorização dos antigos combatentes.

O presidente do partido, Nimi a Simbi, disse que a FNLA quer ser governo no próximo pleito eleitoral e assegurou que elaborou uma estratégia que envolveu o país, tendo passado pelo Zaire, Malanje e Uíge para medir a pulsação.

Em Ndalatando, 965 delegados de lista da Frente Nacional de Libertação de Angola receberam, esta segunda-feira, em Ndalatando, Cuanza Norte, as credenciais para o pleito do dia 24 do corrente mês.

PRS

No final de um encontro com representantes da União Europeia, o presidente do Partido de Renovação Social (PRS), Benedito Daniel, considerou positiva a campanha de "caça" ao voto, realizada em todo país, visando as eleições de quarta-feira.

Ao dirigir-se aos observadores do processo eleitoral, o candidato a Presidente da República, disse que apesar de alguns percalços, como alguma intolerância, de uma forma geral, o processo decorreu bem, pelo que se manifesta "confiante na vitória".

Por outro lado, o secretário provincial do PRS na Lunda Norte e candidato a deputado, Domingos Lote, disse, esta segunda-feira, no Dundo, que "o partido conseguiu recuperar a confiança do povo e reconquistar militantes desavindos".

CASA-CE

Após uma visita a alguns mercados de Luanda, o  coordenador da  campanha da Convergência Ampla de Salvação de Angola – Coligação Eleitoral, a nível a província de Luanda, Miguel Quibenze, disse que essa formação pretende requalificar a capital.

“A requalificação da cidade de Luanda, com destaque para as valas de drenagem e saneamento básico, com vista a  resolver o problema habitacional dos cidadãos, constitui uma das prioridades da CASA-CE”, salientou depois de andar pelos mercados do Calemba 2  e  do  KK, no município de Belas.

APN

Sem actividade de vulto, envolvendo o seu líder Quintino Moreira, a Aliança Patriótica Nacional realizou, em todo o país, campanhas de mobilização porta-a-porta e passeatas, assim como distribuiu panfletos, camisolas e bandeiras.

P-NJANGO 

Em Saurimo, 724 delegados de lista e 16 fiscais do Partido Nacionalista para a Justiça em Angola terminaram, esta segunda-feira, a formação sobre o processo eleitoral.

Neste período, os formandos abordaram questões relacionadas com o papel dos delegados e fiscais, como votar, ética e deontologia profissional, cumprimento do horário, entre outras matérias sobre eleições.

UNITA

No Dundo, o secretário provincial da UNITA na Lunda Norte, Domingos Oliveira, sublinhou que o seu partido está em melhores condições de eleger mais deputados, porque preparou-se melhor e a sua proposta de programa de governo convenceu os eleitores locais.

“Em todos os actos ou contactos com os eleitores, sentimos a vontade dos angolanos residentes nesta parcela do território em dar um voto de confiança à UNITA, por isso, acreditamos e estamos confiantes que vamos aumentar o número de deputados no círculo provincial da Lunda Norte, no mínimo três”, frisou.

PHA

Também em Saurimo, o secretário do Partido Humanista de Angola, Manuel Massanzo, apelou a aceitação dos resultados eleitorais por parte dos partidos políticos, seja quem for o vencedor das quintas eleições.





Fotos em destaque

Marcha sensibiliza homens para rastreio precoce do cancro da próstata

Marcha sensibiliza homens para rastreio precoce do cancro da próstata

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h26

Criadores de gado no Andulo clamam por financiamento

Criadores de gado no Andulo clamam por financiamento

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h19

Restabelecida circulação ferroviária entre Lubango e Menongue

Restabelecida circulação ferroviária entre Lubango e Menongue

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h14

Defendida dinamização empreendedora das artes cénicas  

Defendida dinamização empreendedora das artes cénicas  

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h07

Governo exorta ao uso racional dos recursos florestais

Governo exorta ao uso racional dos recursos florestais

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h54

PR incentiva massificação do desporto escolar

PR incentiva massificação do desporto escolar

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h49

Museu Nacional da Escravatura recebe visita do Presidente Biden

Museu Nacional da Escravatura recebe visita do Presidente Biden

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h46

Idosos com protecção social garantida

Idosos com protecção social garantida

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h40


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+