Malanje - O Presidente da República, João Lourenço, inaugurou, esta sexta-feira, o sistema de captação, tratamento e distribuição de água, na localidade de Quissol, 12 quilómetros a Leste da cidade de Malanje.
Trata-se de uma infra-estrutura com capacidade para produzir 720 metros cúbicos de água por hora, a partir do rio Cuije.
Orçada em 31 milhões 237 mil e 861 dólares norte-americanos, financiados por uma linha de crédito da China, a central visa reforçar o sistema de abastecimento de água à cidade de Malanje.
A referida infra-estrutura contempla reservatórios, condutas, equipamentos electromecânicos, áreas administrativas.
O sistema de captação permitiu efectuar 12 mil novas ligações domiciliares no casco urbano e bairros da Canâmbua, Maxinde, Carreira de tiro, Vila Matilde e Cangambo.
As obras do sistema de captação, tratamento e distribuição de água do Quissol tiveram início em Setembro de 2017 e terminaram em Abril do corrente ano.
Com capacidade de bombear 15 mil metros cúbicos de água e de armazenar três mil metros cúbicos, a infra-estrutura tem uma extensão de 120 quilómetros de rede.
Actualmente a cidade de Malanje é abastecida a partir do centro de captação, tratamento e distribuição da Guiné, com capacidade reduzida para atender à actual demanda.
A situação tem obrigado a restrições no fornecimento de água à cidade de Malanje.
Na ocasião, a directora nacional das águas, Elsa Ramos, fez saber que com o sistema ora inaugurado a capacidade de abastecimento de água à cidade passa de 575 para mil 295 metros cúbicos/hora.
No que toca aos beneficiários, disse que o número sobe de 55 mil para 395 mil, ao passo que as ligações domiciliares atingem 22 mil, contra as actuais 10 mil e 500. PBC/AL/ADR