Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Assembleia Nacional aprova Proposta de Revisão Constitucional

     Política              
  • Luanda • Quinta, 18 Março de 2021 | 16h12
Sede da Assembleia Nacional (Parlamento angolano)
Sede da Assembleia Nacional (Parlamento angolano)
Francisco Miúdo-ANGOP

Luanda - A Assembleia Nacional (AN) aprovou esta quinta-feira, na generalidade, a Proposta de Revisão Pontual da Constituição, de iniciativa do Presidente da República, com maioria qualificada de 2/3.

Trata-se da primeira iniciativa de revisão constitucional, no âmbito da Constituição de 2010, exercida 11 anos após o início da sua vigência.

A proposta, que passou com 157 votos a favor, nenhum contra e 48 abstenções, aborda, entre outros pontos, a clarificação do modelo de relacionamento entre o Titular do Poder Executivo e o Parlamento, em relação à fiscalização política e ao direito de voto dos  angolanos residentes no estrangeiro.

Prevê, ainda, a eliminação do gradualismo na Constituição, a principal divergência entre o Executivo e os partidos da oposição sobre as primeiras eleições autárquicas, a afirmação do Banco Nacional de Angola (BNA) como entidade independente e o estabelecimento de um período fixo para a realização das eleições.

Ao apresentar o documento ao hemiciclo, o ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, disse que o país está perante uma iniciativa de revisão pertinente, útil e necessária.

A proposta de revisão pontual da Constituição prevê alterar 28 artigos, editar seis artigos e fazer quatro revogações.

Depois de aprovada na generalidade, a proposta será remetida à 1ª Comissão que elaborará o Projecto de Lei de Revisão da Constituição, a ser discutida na especialidade, para posterior aprovação em plenária.





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Papa Francisco voltou a ter noite “tranquila”

 Domingo, 09 Março de 2025 | 10h23

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+