Dundo – Quarenta mil e cinquenta litros de combustível contrabandeados foram apreendidos nos municípios de Chitato, Cambulo e Lucapa, província da Lunda Norte, pela Polícia Nacional, durante a operação “Raio X”.
A operação “Raio X”, em curso na província da Lunda Norte desde o início do mês em curso, visa o combate ao trafico e exploração ilegal de diamantes, imigração ilegal, tráfico de seres humanos e contrabando de combustivel ao longo da fronteira com a República Democrática do Congo (RDC).
A informação foi prestada hoje, segunda-feira, pelo técnico do gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Comando Provincial da Polícia Nacional, Alexandre Pereira, dos 40 mil e 50 litros de combustível, 32.475 são de gasolina e 7.557 de gasóleo, que tinham como destino a RDC.
Disse que a operação do último fim-de-semana, permitiu igualmente, a apreensão de 19 pedras de diamantes de diversos quilates.
Informou que após a detenção, o combustível foi encaminhado à Administração Geral Tributária (AGT), enquanto as pedras de diamantes foram entregues à Comissão de Arrolamento da “Operação Transparência”, como fiéis depositários.
Na mesma operação, prosseguiu, a Policia de Guarda Fronteira (PGF), impediu a entrada ilegal de 586 estrangeiros da RDC no territorio angolano nos postos fronteiriços de Chitato, Cuango, Caungula, Lóvua e Cambulo.
Acrescentou que após serem interpelados, os imigrantes foram obrigados a regressar imediatamente ao país de origem. JVL/HD