Dundo - Os órgãos de defesa e segurança na província da Lunda-Norte, apreenderam , durante uma micro-operação, 998 pedras de diamantes de diversos quilates, por garimpo e tráfico ilícito do mineral estratégico.
A informação foi prestada (segunda-feira), pelo chefe do deprimido de Comunicação Institucional e Imprensa do Comando Provincial da Polícia Nacional na Lunda-Norte, Domingos Muanafumo, sublinhando que os diamantes foram apreendidos no município do Lucapa.
Sem especificar o número de cidadãos envolvidos no crime, disse que a apreensão do mineral resultou de uma investigação de inteligência criminal.
Disse que durante a operação, em curso desde o início deste ano, foram frustradas a saída de 9 mil e 685 litros de combustível, no município do Cambulo (gasóleo e gasolina), cujo destino era a República Democrática do Congo (RDC), cujos autores do crime de contrabando (quantidade não especificada), já estão detidos.
Realçou que os diamantes e o combustivel apreendidos, serão arrolados ao processo-crime contra os presumíveis autores e encaminhado ao Ministério Público, para os passos subsequentes.
Por outro lado, informou que foram detidos 574 cidadãos da RDC, todos da República Democrática do Congo (RDC), por tentativa de violação de fronteira nos municípios de Chitato, Cambulo, Cuango, Caungula e Lóvua.
Acrescentou que os imigrantes pretendiam se instalar nas zonas de exploração de diamantes, para a prática do garimpo do mineral , bem como atingir a capital do país, Luanda.
Após os procedimentos administrativos, prosseguiu, os imigrantes foram imediatamente repatriados ao país de origem (RDC).
A província da Lunda-Norte partilha uma extensão de 770 quilómetros quadrados de fronteira com a República Democrática do Congo (RDC), sendo 650 terrestres e 120 fluviais.
A micro-operação visa o combate à imigração ilegal, contrabando de combustivel, garimpo e trafico ilicito de diamantes e crimes conexos. JVL/HD