Dundo- Trinta e sete pedras de diamantes de diversos quilates foram apreendidas pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC) na Lunda Norte, por tráfico ilícito.
A informação foi presta esta segunda-feira, no Dundo , pelo porta-voz da Polícia Nacional na Lunda Norte, Domingos Muanafumo, sublinhando que a apreensão dos diamantes foi feita durante uma micro operação, que visou o combate ao tráfico ilícito do mineral e o contrabando de combustível.
Disse que a operação ocorreu nas zonas onde regista-se o surgimento de vários focos de garimpo de diamantes e ao longo da fronteira com a República Democrática do Congo (RDC).
Sem revelar o número de cidadãos envolvidos no crime e detidos, disse que durante a operação foram apreendidos mil e 575 litros de combustível, por contrabando e que tinham como destino a RDC.
Fez saber que os diamantes foram entregues à Comissão de Arrolamento da Operação Transparência e o combusfivel à Administração Geral Tributária (AGT), como fiéis depositárias.
Acrescentou que durante a operação, foram detidos 699 cidadãos da RDC por tentativa de entrada ilegal ao território nacional nos postos fronteiriços dos municípios do Cuango, Caungula, Lóvua Chitato e Cambulo.
Disse que após os actos administrativos , os mesmos, acompanhados de 117 crianças e que pretendiam se instalar em zonas de exploração de diamantes e atingir Luanda, capital de Angola, foram repatriados ao país de origem. JVL/HD