Cambulo – Vinte e nove mil, quatrocentas e quinze (29.415) pedras de diamantes de diversos quilates, foram apreendidos pela Policia Nacional na província da Lunda Norte, em 2021, no âmbito da “Operação transparência” em curso desde 2018 no país.
A informação foi avançada esta segunda-feira, pelo delegado do Interior na Lunda Norte, Alfredo Quintino “Nilo”, quando discursava no acto provincial em alusão ao 46º aniversário da Polícia Nacional.
Fez saber que foram igualmente apreendidos 557 mil e 500 dólares norte-americanos, 33 milhões, 586 mil, 950 kwanzas, meios utilizados para a exploração ilícita de diamantes, entre outros, entregues a Comissão de arrolamento da “Operação transparência”.
No mesmo período, foram detidos e repatriados 39 mil, 211 emigrantes da República Democrática do Congo (RDC), por entrada e permanência ilegal no território angolano.
Ainda no âmbito da imigração ilegal, prosseguiu, 5.543 cidadãos da RDC que se encontravam ilegalmente no país, abandonaram o território angolano de forma voluntária.
Relactivamente ao combate do crime de contrabando de combustível, o oficial informou que em 2021 foram apreendidos 786.918 litros de combustível (gasolina e gasóleo), cujo destino era a RDC.
Sublinhou que a emigração ilegal, exploração e tráfico ilícito de diamantes, homicídios, são as principais preocupações de segurança pública na Lunda Norte.
Para combater, orientou os órgãos da delegação do interior, no sentido de reforçarem a fiscalização nas zonas de exploração de diamantes, nas fronteiras, bem como melhorarem a relação com os cidadãos, no âmbito do policiamento de proximidade.
O Dia da Polícia Nacional é celebrado todos os anos a 28 de Fevereiro por ter sido nesta data que, em 1976, o primeiro Presidente da República de Angola, António Agostinho Neto, presidiu, na Escola de Polícia Mártires do Kapolo, em Luanda, a cerimónia de juramento de bandeira de 383 efectivos.