Dundo - Cento e setenta e seis pedras de diamantes de diversos quilates foram apreendidas no final de semana prolongado, pelas forças de defesa e segurança, na província da Lunda Norte, por posse e tráfico ilícito.
A informação foi prestada esta terça-feira, no Dundo, pelo porta-voz da Polícia Nacional, Alexandre Gualter Pereira, sublinhado que a apreensão dos diamantes ocorreu durante uma micro operação que visa o combate ao tráfico e exploração ilícita do mineral estratégico.
Fez saber que os órgãos de defesa e segurança na Lunda Norte, desenvolvem desde o segundo semestre deste ano, acções conjuntas que visam combater os focos de garimpo na circunscrição, tráfico de menores, contrabando de combustível e imigração ilegal.
Disse que durante a operação no último final de semana, foi também possivel a apreensão de uma rama de fogo do tipo AKM, um cabo de transporte de energia elétrica e 279 mil kwanzas, em posse dos exploradores ilegais de diamantes.
Disse que os órgãos de defesa apreenderam igualmente, 5.475 litros de combustível, sendo 4.825 de gasóleo e 650 de gasolina, que tinham como destino a República Democrática do Congo (RDC), por contrabando.
Informou que os diamantes, os valores e o combustível apreendidos, foram entregues à Comissão de Arrolamento da Ópera Transferência e à Administração Geral Tributária, como fiéis depositários.
No quadro da mesma operação , prosseguiu, foram impedidas a entrada ilegal de 737 cidadãos estrangeiros da RDC, que pretendiam se instalar em zonas de exploração de diamantes.
Sublinhou que os imigrantes estavam acompanhados de 122 crianças e tentavam violar os postos fronteiriços do Cuango, Caungula, Lóvua, Chitato e Cambulo.
O responsável apelou na ocasião, a população a denúncias casos de auxílio à imigração ilegal e focos de garimpo de diamantes, visando o seu combate. HD