Dundo - Cento e trinta e oito (138) pedras de diamantes de diversos quilates foram apreendidas quinta-feira, nos municípios de Chitato e Capenda Camulemba, província da Lunda Norte, pelo Serviço de Investigação Criminal.
A informação foi prestada esta sexta-feira, pelo técnico de Comunicação e Imagem do Comando Provincial da Polícia Nacional, Alexandre Pereira, sublinhando que a apreensão resultou de uma micro-operação que visou o combate ao garimpo de diamantes.
Disse que durante a operação, foram apreendidos um milhão e 530 mil kwanzas em posse dos presumíveis “garimpeiros”.
Frisou que na mesma operação, foram também apreendidos 800 litros de combustível por contrabando, bem como frustrada a tentativa de entrada ilegal de 561 imigrantes da República Democrática do Congo (RDC) no território nacional.
O responsável fez saber que a intenção dos imigrantes era se instalar em zonas de exploração de diamantes e atingir a capital do país, Luanda, acrescentando que os mesmos foram obrigados a regressar imediatamente ao país de origem.
Por outro lado, fez saber que os diamantes, os valores monetárias foram entregues a Comissão de Arrolamento da “Operação Transparência “ e na Administração Geral Tributária como fiéis depositários. JVL/HD