Dundo - Cinquenta e uma pedras de diamantes de diversos quilates foram apreendidas, no fim-de-semana, nos municípios do Cuango, Xá-muteba, Lucapa e Cambulo, província da Lunda Norte, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC).
A informação foi prestada esta segunda-feira, no Dundo, pelo técnico do departamento de Comunicação Institucional e Imprensa da Polícia Nacional na Lunda Norte, Alexandre Pereira, sublinhando que a detenção dos diamantes resultou de uma micro-operação realizadas em zonas de exploração do mineral estratégico.
Sem revelar o número de cidadãos envolvidos no crime de tráfico e posse ilícita de diamantes, disse que durante a operação foram igualmente apreendidos nove mil dólares norte-americanos e 571 mil kwanzas, bem como diversos meios usados para exploração ilegal daquele recurso.
O responsável acrescentou foram também apreendidos seis mil e 900 litros de gasóleo por contrabando ao longo da fronteira com a República Democrática do Congo (RDC).
Por outro lado, fez saber o garimpo de diamantes tem sido a principal atração dos imigrantes ilegais da RDC.
Disse que no último fim-semana foram detidos 637 cidadãos da RDC por tentativa de entrada ilegal no território angolano.
Após a detenção , prosseguiu, os imigrantes foram repatriados imediatamente para o país de origem. HD