Ondjiva - Cinquenta e sete por cento dos eleitores da província do Cunene já efectuaram o registo eleitoral oficioso, iniciado em Setembro de 2021, para votarem nas eleições gerais previstas para Agosto deste ano, em Angola.
Os dados foram apresentados, nesta quinta-feira, pela directora provincial do Gabinete dos Registos e Modernização Administrativa, Rosa Mwassipeto, de acordo com quem a previsão é registar 193 mil 581 cidadãos em idade eleitoral activa.
Em declarações à ANGOP, informou que, ao contrário dos primeiros meses, há uma adesão massiva de cidadãos aos Balcões Únicos de Atendimento ao Público (BUAP), o que exigiu o reforço de postos fixos e maior engajamento dos brigadistas, para que todos sejam registados.
Relativamente às zonas de difícil acesso, afirmou que o Cunene optou, na primeira fase, em realizar o registo nestas localidades, o que facilitou o andamento do processo.
Rosa Mwassipeto realçou a necessidade de se reforçar as acções de mobilização e consciencialização com os jovens que este ano completam 18 anos e com os que já possuem cartões de eleitor, sobre a importância do registo eleitoral.
“A mobilização do registo eleitoral é uma tarefa colectiva e deve ser abrangente, visto que é um dever cívico e patriótico que permite a escolha dos futuros dirigentes, a consolidação da democracia e da estabilidade social e política do país”, afirmou.
A província conta com 13 balcões, 28 postos fixos e 20 móveis.
O registo eleitoral presencial é supervisionado pela Comissão Nacional Eleitoral, a quem compete também o pré-mapeamento das mesas de voto.