Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Executivo estuda mecanismos para desencorajar acções de vandalização

     Política              
  • Luanda • Quinta, 14 Setembro de 2023 | 19h26
Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges
Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges
Joaquina Bento-ANGOP

Luanda - O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, anunciou esta quinta-feira, em Luanda, a criação de uma comissão para estudar mecanismos para a punição exemplar das acções de vandalização de infra-estruturas públicas, com destaque para as de abastecimento.

Disse que a criação da comissão foi apreciada na 8ª sessão ordinária do Conselho Nacional de Águas (CNA), orientada pela vice-presidente da República, Esperança da Costa.

João Baptista Borges afirmou que a comissão, a ser criada, deverá discutir a transformação de coimas e multas, aplicadas às transgressões administrativas, em punições em função de crimes contra o património do Estado.

“É preciso que consigamos realizar grandes investimentos para o reforço da capacidade do abastecimento e também punir severamente  aqueles que destroem as infra-estruturas públicas”, declarou.

O ministro disse existir uma máfia do garimpo de água, com o envolvimento de funcionários das EPAL, que provoca danos nas condutas e fecha válvulas para gerar necessidade intencionalmente e, de seguida, vender, por via informal, água às populações das localidades afectadas.

Considerou necessário restaurar a autoridade, com envolvimento da polícia, para desencorajar tais práticas, que tendem a crescer.

Por outro lado, reconhece haver em Luanda um défice no abastecimento de água de cerca de 50 %, que é sanado pelo abastecimento por cisternas.

No entanto, o governante disse ser difícil avaliar os prejuízos financeiros resultantes do garimpo, mas são notáveis os impactos negativos resultantes da danificação de condutas, como o facto de as populações se verem privadas do liquido, bem como a contaminação do produto com implicações à saúde. 

O ministro afirmou que o país precisa de fazer  investimentos para corresponder às taxas de crescimento da população nas cidades e municípios, atendo que a ONU aponta ser ideal cem litros por dia por habitante.

Em relação aos investimentos, salientou que os dois novos sistemas de captação e abastecimento em construção em Luanda representam dois mil milhões de dólares em  investimentos.

No entanto, considerou ser necessário não parar porque a população está em constante crescimento, dai a necessidade de um planeamento rigoroso.

Declarou que o projecto CAFU, construído no âmbito do combate à seca no Sul de Angola, está a funcionar plenamente depois de feitas algumas correcções.

Informou que o projecto CAFU, actualmente gerido pelo empreiteiro, passará em 2025 para a tutela do proprietário, o Estado, que deve criar um corpo de gestão multissectorial da infra-estrutura.

Por outro, o ministro confirmou que a qualidade de água do sistema de abastecimento do Luachimo, na Lunda Sul, foi  afectada por detritos inorgânicos, provavelmente devido à exploração mineira, que danificou alguns equipamentos.

Neste sentido, informou que decorrem trabalhos para desassorear o canal de adução e a bacia da albufeira, prevendo nos próximos dias a substituição de equipamento danificado.

O ministro salientou que o problema deve ser resolvido no âmbito do reordenamento do território para evitar que a actividade mineira afecte o funcionamento do sistema de abastecimento de água.   

Aludiu que o plano de acção 2023/2027 apreciado na reunião desta quinta-feira (13) tem como principais prioridades o investimento em infra-estruturas  para o aumento da disponibilidade de água potável para as cidades, particularmente, as mais populosas.

Deu conta que foi também defendido o cumprimento efectivo dos planos directores municipais, que integrem toda a componente de infra-estruturas, para evitar investimentos sobrepostos e alterações por força de ocupação de solos.

Considerou essencial o regulamento sobre gestão das 47 bacias hidrográficas por constituírem garantia de disponibilidade de mais água para as  mais diversas finalidades. Jfs/SC





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+