Luanda - O Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa, já se encontra no Palácio Presidencial na Cidade Alta, em Luanda, para uma reunião com o Chefe de Estado angolano, João Lourenço.
João Lourenço recebeu o Primeiro-Ministro de Portugal à entrada do palácio, numa cerimónia de boas-vindas com honras militares, em que foram disparadas 21 salvas de canhão.
Depois, ouviram-se os hinos de Portugal e de Angola, as duas entidades passaram em revista à guarda de honra, pousaram lado a lado para a fotografia e apresentaram as respectivas delegações.
No final do encontro, o Chefe do Governo português e o Presidente João Lourenço deverão falar à imprensa.
Ainda hoje no Palácio da Cidade Alta, haverá conversações oficiais entre delegações dos dois países e a assinatura de instrumentos de cooperação bilateral.
Para terça-feira, António Costa tem previstas visitas ao Banco Caixa Angola, à Fortaleza de São Francisco do Penedo, bem como à Escola Portuguesa de Luanda.
Em Angola existe uma forte presença de empresas portuguesas a operar em sectores como da construção e banca.
Portugal é igualmente um importante exportador de produtos alimentares e bebidas para Angola.
Quanto a Angola, é o principal investidor africano em Portugal com actividades que vão desde a energia, telecomunicações e banca.
Tendo em conta o seu dinamismo, as relações bilaterais são consideradas positivas e têm vindo a crescer ao longo dos anos.
Existem cerca de nove mil empresas portuguesas a exportar para Angola, não obstante as trocas comerciais terem decaído nos últimos anos significativamente, face à dificuldade no acesso às divisas e à pandemia da Covid-19.
Nos últimos três (3) anos, as exportações de bens de Angola para Portugal representaram um total de USD 1 222 188 726 milhões e de USD 4 581 426 021 milhões em importações.
A cifra corresponde a um saldo negativo da balança comercial de cerca de USD 3 359 237 296 milhões.
As repúblicas de Angola e de Portugal estabeleceram relações diplomáticas a 9 de Março de 1976. AFL/AL/ADR