Luanda - O Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa, enalteceu esta segunda-feira o desempenho de Angola na presidência rotativa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), no período 2021-2023.
Angola assumiu a presidência rotativa da organização em Julho de 2021 e vai passar o testemunho a São Tomé e Príncipe, em Agosto próximo.
Ao falar na conferência de imprensa, no Palácio Presidencial, em Luanda, António Costa sublinhou o trabalho realizado por Angola na liderança da CPLP, fundamentalmente durante a pandemia da Covid-19.
Ladeado pelo Chefe de Estado angolano, João Lourenço, o Primeiro-Ministro português afirmou que o contributo que Angola prestou à CPLP "ficará seguramente assinalado" pelo reforço dos laços entre os Estados-membros.
A CPLP foi criada a 17 de Julho de 1996 visando a concertação político-diplomática entre os seus membros em matéria de relações internacionais, nomeadamente, no reforço da sua presença nos fóruns internacionais.
São igualmente objectivos da organização a cooperação em domínios como educação, saúde, ciência, tecnologia, defesa, assuntos do mar, economia, segurança alimentar, administração pública e justiça.
António Costa chegou esta segunda-feira a Angola para uma visita oficial de 48 horas, a convite do Presidente João Lourenço.AFL/AL/ADR