Luanda - Os secretários-gerais dos partidos MPLA, FRELIMO, MLSTP/PSD, PAICV e PAIGC decidiram, segunda-feira, manter maior concertação política, para uma actuação mais eficaz e eficiente em prol do desenvolvimento económico sustentável e o bem-estar dos respectivos povos.
De acordo com o comunicado final do encontro de secretários-gerais dos partidos, que foram movimentos de libertação, torna-se necessário promover e proteger o legado destas organizações que lutaram contra o jugo colonial português.
Decidiram ainda alargar a cooperação mutuamente vantajosa entre os partidos políticos dos antigos movimentos de libertação.
Neste quadro, outro aspecto sublinhado foi a criação de linhas de comunicação efectivas e permanentes, bem como a promoção da diplomacia político-partidária e parlamentar.
Estas organizações políticas consideraram priorita a criação de uma biblioteca electrónica para a partilha das histórias e memórias da luta de libertação nacional.
Os secretários-gerais dos antigos movimentos de libertação nacional combinaram adequar as estruturas dos partidos políticos às novas dinâmicas sociais face aos actuais desafios da globalização.
Decidiram criar um plano de formação conjunta político-ideologica dos militantes e quadros dos seus partidos políticos.
Sob o lema "Unidos pela história e na luta por um futuro melhor", o encontro contou com a participação dos secretários-gerais do MPLA, Paulo Pombolo, da FRELIMO, Roque Samuel, do PAICV,Julião Varela, e do PAIGC, António Patrocínio Silva, enquanto o MLSTP/PSD de São Tomé e Príncipe se fez representar pela sua secretária para as Relações Exteriores.
Na ocasião, o secretário-geral do MPLA afirmou que o encontro criou oportunidade em matérias de formação política dos quadros, actuação nas redes sociais e gestão do processo autárquico.
Aproveitou a ocasião para render homenagem aos antigos companheiros dos países africanos.
Paulo Dombolo acredita que a relação entre os seus partidos se renovará de geração em geração.
O secretário-geral da FRELIMO defendeu a cooperação entre os partidos libertadores em prol da prosperidade dos povos, enquanto Julião Varela agradeceu a iniciativa e se propõe tudo fazer para voltar ao poder nas eleições de 2026.
A secretária para a Relações Exteriores do MLSTP, de São Tomé, Edite Jua, sublinhou que o essencial é continuar a promover a liberdade e o desenvolvimento do país. Jfs/SC