Luanda - A situação económica e social dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria em Angola é precária, condição que exige a redefinição das políticas e programas do Executivo para uma melhor assistência a este grupo de cidadãos.
A constatação foi feita pelos participantes do I seminário técnico metodológico de capacitação de quadros do Ministério da Defesa Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria da região militar de Luanda realizado em Catete, município de Icolo e Bengo.
Os participantes recomendaram que o ministério de tutela trabalhe com o Governo de Luanda para a restituição das infraestruturas das direcções municipais dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, para que seja prestado um melhor atendimento aos assistidos.
A consolidação dos dados dos assistidos não readmitidos na prova de vida para serem remetidos a direcção dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria para apreciação e tratamento, no período de reclamação, também foi uma das recomendações saída do encontro.
Durante os dois dias foram discutidos entre outros os temas “ O regime de protecção especial reconhecido aos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Âmbito de aplicação do pessoal, Condições de acesso ao regime de protecção especial e Incidência e/ou aplicação económica do processo de recenseamento”.
Participaram no seminário 58 delegados, entre os quais directores e chefes dos departamentos do gabinete provincial dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria e funcionários da repartição da caixa de segurança social das FAA de Luanda.