Lubango - A primeira secção do Tribunal da Comarca do Lubango, condenou hoje, quarta-feira, o antigo administrador da capital huilana, Silvano Levy, a três anos de prisão, com pena suspensa.
O réu de 53 anos de idade tinha sido detido em Novembro de 2020 pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), por meio de uma denúncia e ficou preso por oito meses, sob acusação da prática dos crimes de peculato e burla qualificada, mas aguardou o julgamento em liberdade.
Segundo a juíza de direito do tribunal da comarca do Lubango, Violela Tieteta, durante a leitura da sentença, o réu “aproveitou-se do cargo de administrador para aliciar um parente seu a comprar uma viatura do Estado”.
Em acto contínuo, usou o dinheiro para financiar o seu doutoramento na Universidade de Coimbra, para além de ter-se apropriado de outras três viaturas compradas com dinheiro da administração municipal.
A juíza disse que o réu deve pagar uma taxa de justiça de 250 mil Kwanzas e indemnizar o Estado angolano em três milhões e 950 mil de Kwanzas, assim como devolver outros meios do Estado em sua posse.
Já o advogado do réu, Emílio Abel Kevelo, disse que não vai recorrer da sentença e assegurou que o seu constituinte vai reparar os danos causados ao Estado em tempo oportuno.
Silvano Levy desempenhou a função de administrador municipal do Lubango no período de 21 de Maio de 2012 a Abril de 2014.