Luanda - Mil 899 passaportes e mil 137 bilhetes de identidade foram renovados e emitidos, para os cidadãos angolanos que residem na África do Sul, num esforço do Executivo, informou hoje, terça-feira, o Ministério das Relações Exteriores.
Quatrocentos e 75 processos de assentos de nascimento foram lavrados e também emitidos por uma Comissão Multissectorial angolana, composta por técnicos dos ministérios das Relações Exteriores, da Justiça e dos Direitos Humanos e do Interior, segundo uma nota de imprensa enviada a ANGOP.
Os documentos, tratados de forma gratuita, começaram a ser entregues na última semana, na sequência do desdobramento dos técnicos do Instituto das Comunidades Angolanas no Exterior e Serviços Consulares (ICAESC), dos Serviços de Migração e Estrangeiros (SME) e dos Serviços de Inteligência Externa (SIE) pelas regiões do Cabo Oriental (Port Elizabeth), Cabo Ocidental (Cidade do Cabo), Cabo Norte (Vedrendal), Lethlebile, Mafikeng e do Gauteng que incluem as cidades de Pretória e do Joanesburgo.
No terreno, a comissão multissectorial foi coordenada pela embaixadora Maria do Rosário Neto, directora-geral do Instituto das Comunidades Angolanas no Exterior e Serviços Consulares (ICAESC) do Ministério das Relações Exteriores.
Os documentos estão a ser entregues na Embaixada de Angola em Pretória e nos consulados gerais de Joanesburgo e da cidade do Cabo. FMA / OHA