Luanda - O embaixador angolano Dombele Mbala Bernardo integra o Comité de Sábios da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), órgão apresentado, este sábado, em Malabo (Guiné Equatorial), aos Chefes de Estado e de Governo desta organização regional.
Segundo uma nota do Ministério das Relações Exteriores, fazem parte do Comité de Sábios sete altas personalidades africanas, indicadas por via da decisão nº 40 /Com/PR de 26 de Junho de 2023, de acordo com o artigo 17º, parágrafo 4 do protocolo relativo ao Conselho de Paz e Segurança de África (COPAX).
Dentre os integrantes, destaca-se a ex-Presidente de transição da República Centro-Africana (RCA), Catherine Samba Panza, e os antigos primeiro-ministros dos Camarões, Philémon Yang, e do Tchade, Emmanuel Nadingar, respectivamente.
O acto de apresentação do Comité de Sábios aos Chefes de Estado e de Governo da CEEAC ocorreu na XXIV Sessão Ordinária deste órgão supremo do Conselho de Paz e Segurança da África Central (COPAX) e demonstra o engajamento desta organização relativamente à paz, segurança e a integração regional da África Central, de acordo com o documento.
Os membros do referido comité têm o mandato de trabalhar com zelo e dedicação para o êxito dos compromissos assumidos pela CEEAC, partilhando as suas experiências, sobretudo no que se refere à boa governação, diplomacia preventiva, resolução de diferendos de forma pacífica, no sentido de concretizar a integração económica tão esperada pelos Estados-Membros para o bem-estar das populações desta sub-região.
Dombele Mbala Bernardo, 90 anos de idade, é embaixador itinerante de Angola e já dirigiu as Missões Diplomáticas do seu país no Gabão e na Côte d’Ivoire, tendo igualmente sido embaixador não-residente em vários Estados africanos. VC