Luanda – O Presidente da República, João Lourenço, considera a substituição das importações “uma autêntica oportunidade de negócios” que Angola oferece aos investidores privados, no quadro do processo de diversificação da economia em curso no país.
Numa publicação na página pessoal na rede social Facebook, o Presidente angolano refere que a posição geográfica do país deve continuar a ser explorada como a grande porta de entrada para toda a região Austral e Central de África.
Na publicação, divulgada esta quarta-feira, o Chefe de Estado sublinha o facto de Angola ser um mercado com mão-de-obra jovem disponível, rede eléctrica em expansão, terras férteis e água em abundância.
O Governo angolano aprovou, por via do Decreto Presidencial n.º 169/18 de 20 de Julho, o Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI).
O programa tem na sua génese a aceleração do processo de diversificação da economia nacional. Para isso, dá prioridade ao fomento da produção e da exportação nos sectores não petrolíferos, assim como nas fileiras com forte potencial de substituição de importações.
O PRODESI tem como sectores prioritários alimentação e agro-indústria, recursos minerais, petróleo e gás natural, florestal, têxteis, vestuário e calçado, construção e Obras Públicas, Tecnologias de Informação e Telecomunicações, Saúde, Educação, Formação e Investigação Científica, Turismo e Lazer. AL/ADR